Harry Potter e O Cálice de Fogo marca uma virada na história da série, que passa a ficar com um toque mais sombrio e novos mistérios. Potter começa a passar por muitas situações perigosas e há evidencias desse perigo rondando o castelo.  O clima fica mais tenso com a ameaça do retorno de Lorde das Trevas.

Durante as férias de verão, na casa dos tios, Harry tem um pesadelo muito real com Lord Voldemort e sua cicatriz volta a arder com mais intensidade. Ele tem o pressentimento de não ser apenas um sonho, pois na última vez que sua cicatriz ardeu, Voldemort estava por perto.

Potter é convidado pelos Weasley para a Copa Mundial de Quadribol, que reúne bruxos de várias nacionalidades para assistir aos jogos. Após o final da Copa, começa um tumulto e a Marca Negra é projetada no céu pela primeira vez em 13 anos. Fica o mistério de quem poderia ter conjurado a marca.

Harry, Ron e Hermione voltam à Hogwarts e são surpreendidos com a novidade de que ocorrerá o Torneio Tribruxo, onde as três maiores escolas de magia da Europa, Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang, competem entre si missões perigosas e os escolhidos pelo Cálice de Fogo para representar cada escola, terão que realizar as tarefas sozinhos.

Alunos menores de 17 anos não podem se inscrever no Torneio, mas inexplicavelmente o nome de Harry sai do Cálice como um quarto campeão, não agradando ninguém, pois todos pensam que Potter de alguma forma conseguiu incluir seu nome.

Ao mesmo tempo que ocorrem os preparativos em Hogwarts para o torneio, fica mistério de quem colocou o nome de Harry no Cálice e por qual motivo.

O novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas é Olho-Tonto. Também conhecemos Rita Skeeter, jornalista insuportável e inconveniente, que escreve matérias com mentiras sobre Potter, além de fofocas.

Cedrico Diggory, da Lufa-Lufa, passa a ter mais destaque , já que foi o primeiro escolhido como campeão de Hogwarts.

O relacionamento de Harry com Sirius cresce no decorrer da história. O padrinho de Potter é um aliado para quem o garoto passa a contar os acontecimentos estranhos que estão ocorrendo.

Chega o dia da terceira e última tarefa, dentro de um labirinto cheio de empecilhos e quem for o primeiro a encontrar a taça, será o novo campeão tribruxo.

À partir desse momento a história ganha um novo rumo, onde Harry e seus amigos terão que amadurecer para enfrentar perigos maiores.

O desfecho da história é cheio de surpresas que deixam o leitor de boca aberta. Apesar da quantidade de páginas, a leitura é muito fluída e agradável.

Título: Harry Potter e o Cálice de Fogo

Autor: JK Rowling

Páginas: 535

Ano: 2013

Editora: Rocco

Veja também

Resenha Harry Potter e a pedra filosofal: https://www.portalcarapicuiba.com.br/resenha-harry-potter-pedra-filosofal/

Resenha Harry Potter e a câmara secreta: https://www.portalcarapicuiba.com.br/resenha-harry-potter-e-a-camara-secreta/

Resenha Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban: https://www.portalcarapicuiba.com.br/resenha-harry-potter-e-o-prisioneiro-de-azkaban/