Harry Potter é um garoto órfão, criado pelos tios que tratam ele mal por ser filho de bruxos.

Ainda mais, dormia em baixo da escada, tinha que usar as roupas velhas que o primo não queria mais e comia mal, enquanto a família se alimentava do bom e do melhor.

Harry Potter e a pedra filosofal
Harry Potter e a pedra filosofal

Ele foi deixado na porta da casa dos tios ainda bebê, por Dumbledore, Minerva e Hagrid, após a morte de seus pais. No entanto, no seu aniversário de 11 anos, Potter recebe uma carta que irá mudar sua vida totalmente.

No primeiro dia de aula em Hogwarts, o chapéu seletor escolhe Harry para a Grifinoria, uma das quatro casas, sendo as outras Corvinal, Lufa-Lufa e Sonserina, cada uma com suas características.

Imediatamente na escola, nasce uma grande amizade com Rony, que conheceu na estação de têm a caminho da escola e Hermione, onde vão viver grandes aventuras, sendo uma delas, a trama principal da história, que é desvendar o mistério sobre a pedra filosofal, (substância produzida pelo alquimista Nicolau Flamel, que tem poder da imortalidade e transforma qualquer metal em ouro). Os garotos desconfiam que Snape esteja tentando rouba-la.

Também conhecemos Draco Malfoy, filho de bruxos de sangue puro e que vive provocando Harry e seus amigos.

Apesar da fama por ter sobrevivido na noite da morte de seus pais, Harry Potter é um garoto humilde e que sempre ajuda o próximo.

Mais informações

O livro foi rejeitado por diversas editoras, até ser publicado no Reino Unido pela editora Bloomsbury em 26 de junho 1997. No Brasil, a editora Rocco adquiriu os direitos ao livro em 1999 e publicou em 01 de janeiro de 2000.

Entretanto, a obra ganhou várias premiações britânicas e outros prêmios nos Estados Unidos, alcançando o topo dos mais vendidas do The New York Times em agosto de 1999, onde permaneceu perto da posição durante a maior parte de 1999 e 2000.

Logo o livro foi traduzido para mais de 60 línguas diferentes.

No cinema

A adaptação cinematográfica do livro ocorreu em 2001 arrecadando mais de 974 milhões de dólares, o que assegurou sua ida na lista de filmes de maior bilheteria.

Além disso, a produção foi dirigida por Chris Columbus.

Autora

Joanne Kathleen Rowling nasceu nas proximidades de Bristol, Inglaterra, em 31 de julho (aniversário de Harry Potter) de 1965. Cursou a Universidade de Exeter, onde estudou Francês e Letras Clássicas.

Todavia durante uma viagem de trem de Manchester para Londres, Rowling em 1990, teve a ideia para a história de Harry Potter. A primeira edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal só foi publicada 7 anos depois na Inglaterra.

Logo depois, J. K. Rowling ganhou vários prêmios, entre eles o Nestlé Smarties Book Prize Gold Medal, o FCBC Children’s Book Prize e o British Book Awards Children’s Book of the Year.

Ainda mais em 2003, a autora recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia, um dos mais importantes do mundo, oferecido pela Fundação Príncipe de Astúrias a pessoas, instituições ou grupos cujo trabalho contribuiu de forma exemplar e relevante para a igualdade entre os homens e a luta contra a injustiça, pobreza, enfermidade e ignorância.

O que achei

O livro tem 263 páginas, uma escrita gostosa e você consegue ler num piscar de olhos. Tem muitas cenas divertidas, encrencas, mistérios, magias e emoções, o que cativa leitores de todas as idades.

Enfim vale muito a pena a leitura. Sem dúvida é um dos melhores livros que li na vida.

Comentarios

Comentarios