No inicio da noite deste sábado, 14, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou o 1º caso de coronavírus em Carapicuíba.

Ao todo o estado de São Paulo tem 65 casos confirmados, sendo 62 casos na capital, 1 em Santana do Parnaíba, 1 em Ferraz de Vasconcelos e 1 em Carapicuíba. Além dos confirmados, São Paulo também tem 752 casos suspeitos e 545 descartados.

Apesar dos números oficiais divulgados pela pasta, o Hospital Israelita Albert Einstein informou que haviam 98 casos confirmados no estado na quinta-feira (12).

Na quinta-feira ,12, o prefeito Marcos Neves se reuniu com o secretário de saúde municipal Diogo Fernandes e técnicos da área para tratar sobre os protocolos de enfrentamento ao coronavírus no município.

Na tarde deste sábado, a Prefeitura de Carapicuíba também havia comunicado a suspensão gradativa das aulas da rede municipal, além da suspensão gradativa de outras atividades e eventos no municipio.

Confira abaixo:

CORONAVÍRUS – A Prefeitura de Carapicuíba informa que NÃO registrou nenhum caso de #coronavirus. Porém, é um momento de…

Posted by Prefeitura de Carapicuíba on Saturday, 14 March 2020

Apesar da Secretaria Estadual da Saúde ter confirmado positivo para o primeiro caso de coronavírus em Carapicuíba, ainda não foram divulgados informações do paciente. A Prefeitura de Carapicuíba ainda não foi notificada pelo Governo do Estado sobre o caso.

O momento não é para pânico, mas sim de adotarmos as medidas preventivas. Abaixo algumas delas, que são muito importantes:

– Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
– Cubra o nariz e boca ao tossir ou espirrar;
– Evite aglomerações se estiver doente;
– Mantenha os ambientes bem ventilados;
– Não compartilhe objetos pessoais.

Atualização 19:30h

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE CARAPICUÍBA SOBRE O PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS NA CIDADE:

O caso de coronavirus registrado como de Carapicuíba foi inicialmente acompanhado pela Vigilância Epidemiológica de Cotia, pois a pessoa mora num condomínio que faz divisa entre as duas cidades.

Na noite deste sábado, a Secretaria de Saúde corrigiu o registro e notificou a nossa cidade. A partir de então, a Vigilância Epidemiológica de Carapicuíba está acompanhando o caso. A pessoa que contraiu o coronavírus voltou de viagem da Itália e Espanha, passou em hospital particular na cidade de São Paulo e está em monitoramento domiciliar. É importante frisar que não é momento para pânico e, sim, de prudência e prevenção.

A Prefeitura já seguiu recomendações do Governo do Estado em relação à suspensão das aulas e demais atividades envolvendo crianças e idosos. É importante esclarecer que a suspensão é gradativa para que a família possa se organizar até o dia 23, quando as aulas serão suspensas totalmente.

É importante que todos divulguem informações sobre os procedimentos básicos, como por exemplo, lavar sempre as mãos, não compartilhar objetos de uso pessoal (copo, toalha, talheres), evitar tocar em olhos, nariz e boca, com as mãos não higienizadas, ao tossir ou espirrar, utilizar o braço ou lenços descartáveis.

Fonte: G1

Comentarios

Comentarios