A 2ª Vara Federal de Florianópolis (SC) determinou que um restaurante tenha acesso ao benefício tributário do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) sem ter o registro prévio no Cadastur, que é, até então, requisito para entrar na lista de adesão. O Perse foi instituído pela Lei 14.148/21 e permite às empresas do setor de turismo, como hotelaria, restaurantes e similares, terem acesso a redução ou isenção de alíquotas de alguns tributos por 60 meses.
O restaurante em questão entrou na Justiça e moveu a ação alegando que, por meio da portaria ME 7.163/21, limitou-se o acesso ao Perse às empresas que tivessem situação regular no Cadastur antes da entrada em vigor da norma no último ano.
A partir disso, o estabelecimento sustentou que tal exigência deveria ser considerada ilegal e impetrou um mandado de segurança contra o delegado da Receita para que a autoridade pudesse obstuir a entrada do restaurante no programa.
E, em caráter liminar, o juízo concluiu que se a lei não restringiu o benefício tributário às empresas inscritas no cadastro mencionado, não se pode instituir tal exigência, pois estaria ferindo o princípio da legalidade tributária.
DECISÃO QUE GARANTIU ACESSO AO BENEFÍCIO TRIBUTÁRIO
O juiz da 2ª vara Federal de Florianópolis/SC, Diógenes Tarcísio Marcelino Teixeira, relatou na sentença que a norma regulamentar não poderia estabelecer restrição não prevista na lei para conceder ou não o benefício de redução da porcentagem paga. Isso sob o princípio da legalidade.
Dessa forma, o magistrado validou a decisão liminar para estabelecer que a autoridade impetrada não exija da empresa o registro como pré-critério para dar acesso ao programa.
Está em dúvida se sua empresa tem direito ao Perse? Para te auxiliar, a Dr. Fiscal elaborou uma nova solução: a Redução Tributária. Por meio dela, você pode ter acesso aos benefícios de forma imediata. Mas fique atento, pois a adesão só poderá ser feita até o dia 31 de outubro. Deseja conversar sobre a Redução Tributária e conhecer mais detalhes sobre essa nova solução? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!
Por Anderson Mello
Original de Dr. Fiscal
Fonte: Jornal Contábil
- Candidatura de Sérgio Ribeiro (PT) é Impugnada: Entenda o CasoNa tarde desta sexta-feira, uma decisão judicial de primeira instância impugnou a candidatura de Sérgio Ribeiro da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), para o pleito municipal. Na manhã deste sábado, Sérgio Ribeiro utilizou suas redes sociais para se pronunciar sobre o ocorrido, descrevendo a decisão como “preliminar” e afirmando que irá recorrer. “Essa estratégia… Leia mais: Candidatura de Sérgio Ribeiro (PT) é Impugnada: Entenda o Caso
- Sérgio Ribeiro: Candidato a Prefeito de Carapicuíba nas Eleições de 2024 | CNC EntrevistaNo dia 03/09, Sérgio Ribeiro, candidato do PT à prefeitura de Carapicuíba, participou da série CNC Entrevista – Eleições 2024, promovida pelo Grupo CNC em parceria com a TV Osasco. Durante a entrevista, Ribeiro, que já foi prefeito por dois mandatos, apresentou suas propostas para recuperar o que foi perdido na cidade, manter o que… Leia mais: Sérgio Ribeiro: Candidato a Prefeito de Carapicuíba nas Eleições de 2024 | CNC Entrevista
- Prof. Lucena: Candidato a Prefeito de Carapicuíba nas Eleições de 2024 | CNC EntrevistaNo dia 29/08, o Professor Lucena, candidato a prefeito de Carapicuíba pelo PSOL, participou da série CNC Entrevista – Eleições 2024, uma iniciativa do Grupo CNC em parceria com a TV Osasco. Durante a entrevista, Lucena criticou a atual gestão por não concluir obras importantes e por falhar em investimentos essenciais nas áreas de cultura… Leia mais: Prof. Lucena: Candidato a Prefeito de Carapicuíba nas Eleições de 2024 | CNC Entrevista
Descubra mais sobre Portal Carapicuíba
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.