No último sábado dia 13 de novembro, aconteceu o Aquecimento Enem 2021 na escola Escola Toufic Joulian em Carapicuíba.
Idealizado por Cintia Correia, Alison Rocha e Coletivo de Juventude, o evento teve como objetivo oportunizar aos alunos uma aprendizagem estratégica e dinâmica, além de contribuir para a democratização do ensino superior e reduzir as desigualdades gritantes entre os estudantes de escolas públicas e particulares.
Para Alison Rocha, um dos organizadores do aulão, o objetivo foi alcançado. “Tivemos em torno de 50 alunos durante todo o período do aulão. Todos focados, interessados e interagindo. Foi gratificante! Também conseguimos alcançar voluntários de vários lugares do estado, o mais longe veio de Campinas para lecionar matemática. Todo esse empenho e disposição é por acreditar no poder transformador da Educação. Só tenho gratidão”, afirma.
O aulão foi oferecido de forma gratuita e contou apenas com colaborações via pix para realização do café e almoço dos alunos. Pensando em garantir a participação em tempo integral dos estudantes, a equipe da alimentação se organizou para oferecer o lanche reforçado aos participantes e aos doadores que se disponibilizaram de forma direta e indireta com doações, e toda a equipe de voluntários na organização operacional.
Segundo a estudante Esther Mota Jorge, 17 anos, as aulas tiveram uma linguagem acessível, de fácil compreensão. “Adorei, os professores são ótimos, eles passaram várias dicas legais que a gente pode usar durante a prova. A recepção foi maravilhosa, todos muito simpáticos”, relata a participante.
O Professor de redação, gramática e literatura, Dagoberto Domingos Teodoro, também esteve presente. Dagô acredita que no mundo contemporâneo educar é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida de uma pessoa.
“Tenho certeza de que desenvolvo a cada dia ainda mais minha carreira profissional ao trabalhar com esta equipe”, afirma o professor sobre os voluntários do Aquecimento Enem.
De acordo com os organizadores, futuras ações acontecerão para seguir com o projeto, como lives pelo Instagram (@aquecimento_enem) com dicas dos professores e depoimentos de ex- alunos de universidades públicas.
“Aos estudantes que tiveram oportunidade de participar deste momento, saiu com a mensagem de que é possível romper os muros e ganhar o mundo através da educação e, que o vestibular do enem é um dos caminhos para ampliar os horizontes e ocupar o seu lugar nas fileiras das universidades seja ela pública ou privada, o que importa é ocupar”, relata a idealizadora Cintia Correia.
O projeto do Coletivo Ações para a Juventude acredita na educação como a única via para romper os muros das desigualdades sociais, na garantia do desenvolvimento humano, dos direitos sociais para uma vida digna, justa, de paz e liberdade.
É utopia sonhar a educação como pauta prioritária no Brasil? Para o coletivo é um sonho a se realizar!