Segundo um estudo realizado pela FECAP (Fundação Escola de Comércio de Álvares Penteado) houve, em junho deste ano, um aumento no número de roubos de celular em SP. A nova situação imposta pelo coronavírus mostrou um impacto significativo nas situações de roubos de celular.

Foi verificado, assim, pelo Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da Fecap, que em junho aumentaram o número de celulares roubados em 60%. Foi visto que em julho deste ano, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) registrou 8.047 casos. Um mês depois, esse valor subiu para 12.935 casos. A reabertura e a flexibilização da economia possibilitaram o aumento destes dados, visto que em abril e maio houve uma brusca redução de roubos de aparelhos.

A Avenida Paulista foi a área que deteve mais casos na cidade de São Paulo (215 no total). Pesquisadores acham que os números podem ser ainda maiores, devido à subnotificação de casos, algo muito comum para esse tipo de crime.

O que fazer quando meu celular é roubado?

Primeiro, será necessário localizar o IMEI do seu celular e registrar corretamente o Boletim de Ocorrência correspondente. Será necessário, por outro lado, cancelar o celular na sua operadora de telefonia. Também é recomendável ter um seguro de celular, para quando essa fatalidade ocorra com você ou algum conhecido.

Texto: Fábio Quesada Martins (Content Officer – Selectra Brasil)