Em maio deste ano, publicamos uma matéria contando a experiência do Lucas Pedrosa, 25 anos, que na época havia pedalado 300 quilômetros de Carapicuíba a Paraty, no Rio de Janeiro. Desta vez, ele viajou de ônibus até o estado de Santa Catarina, onde pedalou na Serra Catarinense, no sábado e domingo, 13 e 14/11.

No primeiro dia, Lucas pedalou 57 quilômetros, saindo do município de Grão-Pará, até a Serra do Corvo Branco, com quase 1.500 metros de elevação.

Já no domingo, o ciclista foi até a Serra do Rio do Rastro, que fica na cidade de Lauro Müller. A estrada, que é considerada uma das mais bonitas do Brasil, tem 12 quilômetros de subida, 284 curvas e 1.421 metros de altitude. De um lado da via há um penhasco e a vista para o próprio morro da serra, e do outro, paredões de rocha cobertos de mata com alguns fios de água correndo.

Foto: Arquivo pessoal Lucas Pedrosa

“Eu estava com muita expectativa pra ir principalmente na Serra do Rio do Rastro, que é o lugar onde a maioria dos ciclistas têm vontade de pedalar. Subir não foi fácil, mas a vista e a calmaria daquele lugar recompensaram o esforço”, contou o jornalista, que percorreu 80 quilômetros nesse dia.

O carapicuibano, que já pedalou mais de 10 mil quilômetros esse ano, incentivou aqueles que têm vontade de pedalar: “pedalar é melhor do que as pessoas pensam. Sim, às vezes é cansativo, mas é um cansaço prazeroso. Pedalando, eu canso o corpo e descanso a mente. Quem tiver vontade, pedale”, finalizou.

Lucas fez a cicloviagem com outros 48 ciclistas, que pedalam com o grupo PedalAltino, de Osasco.

O PedalAltino reúne ciclistas de vários municípios da região. De segunda a quinta-feira, no período da noite, o grupo faz passeios para crianças, iniciantes e ciclistas que pedalam no ritmo mais avançado. Esporadicamente, aos domingos, eles fazem cicloviagens para outras regiões.

O PedalAltino reúne ciclistas de vários municípios da região (Foto: Divulgação)

Para conhecer mais sobre o grupo, acesse: