Se você é um dos cidadãos brasileiros que buscam uma renda adicional devido à incerteza da nova pandemia de coronavírus, está no lugar certo. Novo saque Fundo de Garantia de Serviço (FGTS) vai ser liberado no próximo mês. Se você quiser saber mais sobre os benefícios, se você já possui um calendário e como verificar seu saldo, confira!

O novo saque do FGTS

De acordo com informações está previsto para que o valor do FGTS seja repassado para os trabalhadores no dia 31, mas a liberação para saque deve começar no dia 15 de junho. Um dos objetivos em postergar a data de saque seria para evitar aglomerações e também para que o calendário não se misture com o calendário de saque do Auxílio Emergencial.

O saque emergencial do FGTS utilizará tanto as contas ativas (emprego atual) dos brasileiros como também as contas inativas (empregos anteriores), podendo ser sacado um valor de até R$ 1.045.

Calendário

Chegamos em uma parte muito importante, apesar das inúmeras notícias o calendário de saque AINDA não saiu, ou seja, caso você encontre algum calendário divulgando o novo saque emergencial até a data desta publicação pode desconsiderar, a Caixa Econômica Federal ainda não tem um calendário definido e está preparando as regras para o resgate desse dinheiro.

Quem terá direito ao saque?

Se você trabalhou de carteira assinada nos últimos anos e possui saldo nas contas do FGTS, você terá direito. Se o seu saldo for superior a um salário mínimo atual, você poderá sacar até R $ 1.045. O primeiro dia da retirada começa no dia 15 de junho e apenas algumas pessoas vão poder resgatar o dinheiro neste primeiro dia.

A divisão do calendário pela data impede a agregação de agências, incluindo o não cumprimento das datas de retirada da assistência de emergência. Onde haverá um calendário dividido por datas para evitar aglomeração nas agências, inclusive para não bater com as datas de saque do Auxílio Emergencial.

De acordo com a MP, terá prioridade no calendário de saque os brasileiros que possuem apenas contas inativas. Também terá prioridade os brasileiros que possuem menos saldo.

Como consultar meu saldo?

É simples, para consultar se terá direito de sacar o saldo do Fundo de Garantia, basta que você acesse o site da Caixa ou baixe o aplicativo do FGTS, que está disponível na Google Play e na AppStore.

Ao acessar o app da Caixa, será ainda solicitado que insira o número do NIS (o seu número de Identificação Social) ou CPF. Após o preenchimento, clique na opção cadastrar senha.

Você também pode consultar pelo site da Caixa. Nesse caso, também será necessário informar o número do NIS ou o CPF e, em seguida, fazer o cadastro de sua senha.

Por fim, após realizar o cadastro da senha, basta cadastrar todos os seus dados pessoais. No final, será necessário criar uma senha com no máximo 8 dígitos, lembando que, a senha precisa conter letras e números.

Fonte: Jornal Contábil