A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) abriu agendamento para mais uma etapa de castrações gratuitas de cães e gatos. As inscrições são feitas por telefone e vão até sábado (9 de dezembro) e a exigência é que o animal possua o RGA (Registro Geral de Animais).

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), o objetivo é diminuir o déficit que havia na cidade de cerca de 1.700 castrações. “Vamos realizar a castração de 3.000 animais por ano”, salientou o secretário.

Primeira etapa ocorreu no Parque Municipal e atendeu 753 bichinhos
(Divulgação / SEMA)

A primeira etapa ocorreu entre 21 e 25 de novembro, no Parque Municipal Dom José, com os agendamentos realizados no começo de novembro. Foram 753 cães e gatos que passaram pelo procedimento.

Na chegada, os animais eram pesados e examinados e o dono inquirido sobre algumas peculiaridades. A seguir, uma veterinária  passava as instruções pós-cirúrgicas e  havia uma pré-anestesia. Os bichinhos recebiam uma focinheira e eram encaminhados para a sala de cirurgia. Não houve demora no atendimento e todos os animais receberam um microchip na região do pescoço.

Isto garantirá a localização do dono do animal em caso de perda ou abandono, pois foi obrigatório o cadastramento no RGA no Ganha Tempo. Foram castrados 164 caninos machos e 266 fêmeas, além de 127 felinos machos e 196 fêmeas. Houve 79 faltas.

O horário para realizar o agendamento é das 8 às 11h e das 13 às 17h (de segunda a sexta-feira). Aos sábados, o horário é das 8 às 12h. Os telefones são 97129-1789 ou (011) 4718-1789 (obrigatório o uso do DDD).