Os treinos oficiais do Superbmx Estilo Livre começam amanhã, sexta-feira (8), em Caracas Trails, na cidade de Carapicuíba, região Metropolitana de São Paulo. Nesta quinta-feira já era possível notar a presença de alguns atletas na pista, que é considerada uma das melhores da modalidade na América Latina. A final da competição acontecerá no dia 10, domingo, com transmissão ao vivo pelo Esporte Espetacular, na Rede Globo, a partir das 10h.

   Para competir no evento que abre o Verão Espetacular 2021, os pilotos precisaram ser testados para a Covid-19. A realização dos testes rápidos foi promovida e apoiada pela prefeitura municipal.

“É um prazer para Carapicuíba receber novamente o Superbmx Estilo Livre. A cidade é um dos principais berços desse esporte no País e sediar essa competição só nos traz orgulho. Este ano, sabemos que a saúde de todos é um cuidado que deve ser reforçado, por isso, realizamos testes de Covid-19 nos atletas, sempre com a intenção de garantir a segurança de todos”, comenta o prefeito Marcos Neves.

Gustavo Bala  Loka foi um dos pilotos testados nesta quinta-feira

É o quarto ano consecutivo em que a cidade é escolhida como sede para o Superbmx Estilo Livre. Carapicuíba possui não só uma das melhores pistas de BMX Dirt Jump, mas também é o berço de muitos atletas que brilham no esporte, como o tri-campeão Leandro Overall e uma promessa do esporte, Gustavo Bala Loka, de apenas 18 anos.

   Em busca do tetracampeonato, Overall conta que vai sentir falta do público na competição, mas que sabe que esse distanciamento é imprescindível no momento. “A presença das pessoas no dia da final é sempre importante, são nossos amigos, eles vêm torcer por nós, acompanham nosso trabalho e dedicação. Mas, tenho certeza que estarão todos com a TV ligada e acompanhando cada manobra, sem deixar de torcer”, diz o atleta.

   A competição, no entanto, não vai ser fácil. O nível dos atletas é alto e importantes nomes internacionais vão batalhar pelo seu lugar no pódio, como os americanos Pat Casey, Anthony Napolitan e Mike Hucker. Lembrando que, em 2020, Casey ficou com o vice-campeonato seguido por Napolitan, ambos prometendo dar trabalho ao atual campeão.

   A competição

   Para levar o título, os pilotos serão avaliados por um time composto por três juízes, que avaliação de forma independente o desempenho de cada atleta, com base em critérios de julgamento que incluem: estilo, perfeição e a dificuldade de execução das manobras, suavidade e fluidez nos saltos. A avaliação ainda é influenciada, também, pelas manobras executadas com estilo e segurança. A pontuação atribuída é o resultado da média da pontuação dos três juízes.

   O Superbmx Estilo Livre é organizado e realizado pelo IAPOIO e Esportemultiplataforma, patrocínio Monster Energy Drink, Rexona, Piracanjuba, Dorflex, Nissan, Lupo, Michelin, Levorin e apoio da Prefeitura de Carapicuíba.

Programação e Serviço | SUPERBMX Estilo Livre

8 de janeiro: Inscrições e Treinos oficiais – A partir das 10h

9 de janeiro:  Warm up (9h às 12h)  –  Classificatórias (13h30 às 16h)

10 de janeiro: Warm up (8h às 10h) – Final (10h às 11h30)

Onde: Caracas Trails

Endereço: Rua do Estádio, 31 – 163 (Conj. Habitacional Pres. Castelo Branco) – Carapicuíba/SP

Não haverá público no local.