Vai começar a ser pago mais um benefício, desta vez será o abono salarial do PIS/PASEP ano base 2019, que começará na próxima terça-feira, 30 de junho.

Os trabalhadores da iniciativa privada irão receber o PIS, que irá ser pago de acordo com o mês de aniversário. Enquanto isso os funcionários públicos, recebem através do PASEP, que é pago de acordo com o último dígito do número de inscrição.

Para quem irá receber o PIS e é correntista da Caixa Econômica Federal (CEF), o valor será creditado em conta. O mesmo acontece com o Servidor público que for correntista do Banco do Brasil (BB), o valor será creditado em conta.

Mas, atenção para quem não é correntista nem da CEF e nem do BB, só poderá sacar o dinheiro a partir do dia 16 de julho.

Quem nasceu entre julho e dezembro recebem o valor ainda em 2020. Quem nasceu entre janeiro e junho o valor para saque só estará disponível em 2021. Já os servidores públicos com o final de inscrição do PASEP de 0 a 4 recebem em 2020 e as inscrições com o final 5 e 9 só irão receber em 2021.

Quem ainda não sacou o abono referente ao calendário 2019/2020 poderá realizar o saque agora ou até em cinco anos, sem a necessidade de determinação judicial, como determina o artigo 4° da Resolução 838 do Codefat. Correntistas da Caixa e do Banco do Brasil terão os créditos em conta disponíveis a partir do dia 30 de junho, já os que não são correntistas, somente a partir do dia 16 de julho.

Quem tem direito ao abono salarial?

  • Terá direito ao abono salarial quem trabalhou em 2019 com carteira assinada durante 12 meses ou 30 dias;
  • O trabalhador que recebeu, no máximo, dois salários mínimos, em média, por mês;
  • Quem está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; e
  • a empresa onde trabalhava tenha informado os dados corretamente no sistema do governo.

Como posso verificar se tenho direito?

As pessoas que desejam saber se tem direito ao abono salarial, deverá fazer a consulta das seguintes formas:


no Aplicativo Caixa TrabalhadorPara quem tem direito ao PIS (Trabalhador com carteira assinada):

no site da caixa (www.caixa.gov.br/PIS), clique em Consultar pagamento
pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207

Para quem tem direito ao PASEP (Servidor Público):

Central de atendimento do Banco do Brasil, nos seguintes telefones: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Fonte: Jornal Contábil 

Comentarios

Comentarios