O Senado aprovou hoje (3) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 10/2017, que visa reduzir a demanda do Superior Tribunal de Justiça com recursos especiais. A PEC cria uma espécie de filtro de admissibilidade para esse tipo de recurso. Assim, o recorrente deve mostrar a relevância das questões de direito federal infraconstitucional discutidas na ação. Agora, o texto, que já teve origem na Câmara, retorna para lá, para uma nova análise.
A PEC, que já tramita há quatro anos no Congresso, modifica trecho da Constituição Federal que trata das competências do STJ, para que a admissão do recurso especial seja condicionada à demonstração de relevância das questões jurídicas discutidas pelo recorrente.
Esse filtro estabelece como relevantes os recursos nas ações penais; nas ações de improbidade administrativa; nas ações cujo valor de causa ultrapasse 500 salários mínimos; nas ações que possam gerar inelegibilidade; e nas hipóteses em que o acórdão recorrido contrariar jurisprudência dominante do Superior Tribunal de Justiça.
De acordo com o relator da PEC no Senado, Rogério Carvalho (PT-SE), a aplicação dessa sistemática de relevância vai possibilitar o STJ a “superar a atuação como mero tribunal de revisão para assumir as feições de uma verdadeira corte de precedentes”. Com isso, o tribunal estabelecerá o precedente vinculante e os demais tribunais deverão adequar suas decisões ao entendimento do STJ.
Ainda de acordo com o relatório, temas considerados sem relevância jurídica, econômica ou social deixarão de ser analisados pelo STJ. Tais temas devem ser resolvidos de forma definitiva pelas instâncias inferiores.
- Casal é preso em flagrante em Carapicuíba suspeito da morte de menina de 3 anosUm casal foi preso em flagrante nesta quarta-feira (27) em Carapicuíba, suspeito de envolvimento na morte de uma criança de apenas três anos. Segundo a Polícia Civil, os detidos são a mãe da menina e o padrasto. De acordo com as informações iniciais, o corpo da vítima apresentava hematomas em várias partes e também marcas… Leia mais: Casal é preso em flagrante em Carapicuíba suspeito da morte de menina de 3 anos
- Carapicuíba recebe Semana do Cinema com ingressos populares de R$ 10A Semana do Cinema 2025 começou e Carapicuíba está entre as cidades contempladas com ingressos promocionais. A partir desta quinta-feira (28) até o dia 3 de setembro, cinéfilos de Carapicuíba, Osasco, Barueri, Cotia, e outras cidades da Grande São Paulo poderão aproveitar a Semana do Cinema 2025, que oferece ingressos a preços promocionais a partir… Leia mais: Carapicuíba recebe Semana do Cinema com ingressos populares de R$ 10
- Novo viaduto de Itapevi recebe barreira acústica e promete mais conforto no Pronto-Socorro CentralAs obras do novo viaduto na região central de Itapevi seguem em andamento. Nesta etapa, a Prefeitura iniciou a instalação de uma barreira acústica ao lado do Pronto-Socorro Central, com o objetivo de reduzir o impacto sonoro causado pelo fluxo de veículos. Segundo a administração municipal, estão sendo instaladas 70 placas de acrílico importadas de… Leia mais: Novo viaduto de Itapevi recebe barreira acústica e promete mais conforto no Pronto-Socorro Central
Descubra mais sobre Portal Carapicuíba
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.