Uma equipe multiprofissional de saúde de Barueri tem se dedicado ao cuidado exclusivo de pacientes notificados com suspeita ou confirmação de Covid-19 em isolamento domiciliar. Não é porque a pessoa está se recuperando em casa que precisa enfrentar o problema sozinha.

A assistência é realizada por contato telefônico que ocorre a cada 48 horas por, no mínimo, 15 dias, ou até que os sintomas desapareçam completamente. O serviço tem sido prestado por profissionais da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs) e também pela Coordenadoria de Atenção Especializada do município, cada qual com o público que lhe compete.

Pacientes das UBSs

No caso da Cabs, o monitoramento é feito junto aos pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Todos os casos notificados e isolados são gerenciados pela Cabs, salvo casos em internação”, explica Regiane Bogusiak Vidic, da assessoria da Cabs.

Desde 15 de março, quando começaram a surgir os primeiros casos no município, até 15 de maio, o monitoramento da Cabs já havia prestado assistência a 1.028 pessoas em isolamento domiciliar.

A equipe é formada por enfermeiros e psicólogos, que intercalam as ligações, possibilitando ao paciente um cuidado físico e psíquico, conforme detalha Regiane. “Nos monitoramentos são avaliadas alterações clínicas e emocionais. Em caso de piora, são orientados a voltar na unidade para aferir sinais”, diz.

Monitoramento COVID
Foto: Prefeitura de Barueri

Especialidades

Aqueles que são pacientes do Ambulatório de Especialidades também recebem esse acompanhamento de equipe multiprofissional.

“Estamos monitorando em casa os pacientes com Covid-19. A cada 48 horas eles recebem ligação e orientação se devem retornar aqui com a gente para o médico reavaliar. O especialista vê se esse paciente está estável”, reitera a coordenadora Juliana Pinto Pacheco.

No boletim divulgado na última quarta-feira (dia 27), Barueri tinha 1.018 casos confirmados de coronavírus, 1.693 casos em investigação e em isolamento e 470 pacientes confirmados e curados.

Fonte: http://portal.barueri.sp.gov.br/Noticia/280520-pacientes-da-covid-19-recebem-monitoramento-constante-da-rede-de-saude-de-barueri

Comentarios

Comentarios