Usuários relatam instabilidade frequente no aplicativo Caixa Tem, que oferece acesso a conta poupança digital criada pela Caixa para depositar o valo do auxílio emergencial, benefício emergencial e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Entre as principais reclamações dos beneficiários está o tempo de espera para acessar o app.

Mas, o trabalhador não consegue usar o serviço mesmo tentando acessá-lo dentro desse horário. Em outros casos, uma mensagem orienta a fazer uma nova tentativa mais tarde.

O melhor horário pra quem deseja fazer suas operações dentro do aplicativo Caixa Tem é após as 02 da manhã. Nesse horário você ficará livre da horrível sala de Espera Virtual, vai conseguir consultar seu saldo, gerar o cartão de débito virtual.

Entretanto não é possível realizar transferências neste horário, o que você pode fazer também é buscar o horário mais cedo pela manhã. À das 7 horas já é possível pagar boletos bancários, pagar contas e fazer suas transferências.

Horário de atendimento

O horário de atendimento para as funções do aplicativo são das 7h às 21h. Durante esse período é possível:

  • realizar transferências;
  • pagar boletos;
  • emitir cartão de débito online;
  • solicitar QR Code para pagamentos.

Entretanto o aplicativo funciona a qualquer momento do dia para realizar consultas de saldo e atualizações no aplicativo. Porém fora da hora de operações as filas para entrar no app são menores e mais rápidas.

Caixa recomenda tentar de novo mais tarde. O que fazer?

No dia 2 de julho, banco reconheceu a falha no sistema do Caixa Tem, porém divulgou que o sistema já havia voltado a funcionar normalmente. Nos dias seguintes, constantes reclamações dos usuários mostraram que o aplicativo ainda tinha instabilidades a serem resolvidas.

A Caixa voltou a dizer que alguns serviços poderiam apresentar problemas. Isso poque, na primeira semana de julho, ocorreram os processamento de fechamento e início de mês, junto com os lançamentos dos créditos de:

  • benefícios emergenciais;
  • INSS;
  • FGTS;
  • folhas de pagamento.

Essas falhas foram provocadas principalmente pelo alto volume de acessos, que não eram esperados inicialmente.

A orientação para esses casos é tentar novo acesso ao serviço um pouco mais tarde, que é o que aparece no aplicativo. Entretanto há outras ações que podem ser feitas para agilizar a tentativa de acessar os serviços do aplicativo. Como, por exemplo:

  • limpar o cache do aplicativo;
  • desinstalar o app e instalar novamente;
  • limpar as abas de outros aplicativos abertos no celular para limpar a memória;
  • reiniciar o sistema do celular para deixá-lo mais rápido;
  • verificar se smartphone tem algum plugin que possa bloquear o funcionamento do app e paralisá-lo durante o acesso ao Caixa Tem.

Até 4/ de julho, foram efetivados com sucesso 17,4 milhões de pagamentos com boleto, de acordo com dados da Caixa.

Por que tem fila para acessar o Caixa Tem?

A demanda ao sistema é considerada muito alta o que acaba sobrecarregando os servidores da Caixa Econômica Federal, e isso pode gerar problemas graves aos servidores do banco.

Exatamente para evitar os problemas de instabilidade que a Caixa criou a sala de espera virtual. Para que assim o aplicativo tenha uma quantidade certa de usuários por vez utilizando o Caixa Tem sem causar instabilidades no app.

Atualização na fila de espera

Uma nova atualização já está disponível para os usuários do aplicativo, a qual aumentou para 72 horas o período de sessão do aplicativo. Dessa forma, o beneficiário não precisa entrar novamente na sala de espera para fazer uma nova operação.