Está em trâmite na Câmara dos Deputados uma proposta que estende por mais 60 dias o prazo de validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), após o prazo de renovação.
A proposta que está em análise pela Câmara dos Deputados diz respeito ao Projeto de Lei 2.496/22 que tem como autor o deputado José Nelto (PP-GO).
Proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro
Para que a regra possa valer será preciso alterar o Código de Trânsito Brasileiro, que atualmente condiciona a validade da carteira de motorista ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental, renovado periodicamente.
Na legislação atual o código de trânsito classifica como infração gravíssima o condutor que é pego dirigindo o veículo com a carteira de motorista vencida há mais de 30 dias.
Através da medida, o autor da proposta, o deputado José Nelto planeja permitir que os motoristas com renda mais baixa consigam se organizar em tempo suficiente para conseguir renovar o documento.
Conforme declaração do parlamentar, existem custos que podem impactar para que os motoristas de baixa renda consigam regularizar a CNH, tendo em vista que em alguns casos o processo pode custar até meio salário.
“Faz-se necessário um pequeno reajuste nos dias após o vencimento do exame de aptidão física e mental, para que uma simples renovação não vire uma multa ou até uma apreensão”, defende o deputado José Nelto.
Tramitação da proposta
O Projeto de Lei em questão tramita em caráter conclusivo e deverá passar pela análise das seguintes Comissões:
- Viação e Transportes;
- Constituição e Justiça e de Cidadania.
Com a possível aprovação da proposta na Câmara dos Deputados, o texto seguirá para votação no Plenário do Senado e por fim para sanção ou veto presidencial.
Fonte: Jornal Contábil
- Gleisi diz que sanção dos EUA a Moraes tem repúdio total do governoA ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, repudiou, nesta quarta-feira (30), a sanção do governo dos Estados Unidos contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Para ela, é um ato “violento e arrogante”. “Mais um capítulo da traição da família Bolsonaro ao país. Nenhuma nação pode se intrometer no Poder Judiciário… Leia mais: Gleisi diz que sanção dos EUA a Moraes tem repúdio total do governo
- Morre Wadih Mutran, ex-vereador da cidade de São PauloO ex-vereador de São Paulo Wadih Jorge Mutran morreu nesta terça-feira (29) aos 89 anos. Nascido na capital paulista em 1936, Mutran era advogado e exerceu sucessivos mandatos entre os anos de 1983 e 2016. O ex-vereador integrou o Fundo Municipal de Habitação e participou das Comissões de Finanças e Orçamento, Constituição, Justiça e Legislação… Leia mais: Morre Wadih Mutran, ex-vereador da cidade de São Paulo
- Bolsonaro é alvo de operação da PF e deve usar tornozeleira eletrônica por decisão do STFA Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (18) mandados de busca e apreensão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Entre as medidas cautelares impostas, está o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, o recolhimento domiciliar noturno e aos finais de semana, além da proibição de… Leia mais: Bolsonaro é alvo de operação da PF e deve usar tornozeleira eletrônica por decisão do STF
Descubra mais sobre Portal Carapicuíba
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.