Em razão da proximidade do inverno e da queda de temperatura, a Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Osasco lançou campanha para arrecadação de roupas masculinas para adultos em situação de rua.

As doações devem ser encaminhadas para a sede da secretaria (Rua Dom Ercílio Turco, 180, Vila Osasco).
As roupas (calças, camisas, agasalhos de moletom, blusas e meias) – precisam estar limpas e em bom estado – serão encaminhadas para os serviços de atendimento à população em situação de rua (abordagem social, Centro Pop e Serviço de Acolhimento Institucional).

A campanha vai até final do inverno, dia 22 de setembro. A secretaria também oferece caixas para arrecadação coletiva nos locais que se dispuserem a participar da campanha. Nesse caso, é necessário o contato pelo telefone 2183-6742.

Osasco conta com três Centros de Acolhida voltados à população em situação de rua, sendo uma unidade masculina com capacidade para 60 atendimentos e uma unidade para mulheres e famílias com capacidade para 50 atendimentos, ambas no Rochdale, e uma unidade masculina no Centro, com capacidade para 30 atendimentos.

Nesses espaços, o acolhimento é realizado a partir das 16 horas. Primeiramente entram na unidade aqueles que já possuem vaga fixa. Em seguida, aqueles que solicitam pernoite. São observados idosos, pessoas com deficiência ou problema momentâneo de saúde para prioridade de acesso às vagas.

Além dessas vagas nos centros de acolhimento, a Prefeitura vai disponibilizar outras 30 em um hotel da cidade a partir do dia 15/6, quando se inicia a operação inverno. Essas vagas ficarão disponíveis até o fim da operação, em 15/9.

Durante o período da operação inverno, que já acontece há mais de dez anos, equipes da SAS realizam abordagens nas ruas (sempre que a temperatura for igual ou inferior a 13 graus) e entregam roupas para aqueles que não aceitam o acolhimento.
No ano passado, o atendimento emergencial para pernoite em hotel da cidade durante o inverno acolheu 71 pessoas, de 30/4 a 30/10.

Foto: Marcelo Deck