O mutirão do emprego, conhecido pelas filas no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, será realizado na próxima segunda-feira (28), e vai oferecer 5 mil vagas. Mas, por causa da pandemia, o atedimento será virtual. Outra novidade é a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo que vai disponibilizar uma plataforma online para unir as oportunidades de emprego e candidatos às vagas.

“Este ano só não terá fila embaixo do viaduto, vamos fazer fila virtual”, afirma Ricardo Patah, presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), que organiza o evento. Ele explica que será colocada à disposição das empresas que vão participar a estrutura do prédio do sindicato, para aquelas que preferirem fazer a avaliação presencial dos candidatos, mas com todo cuidado e com protocolo de segurança para evitar aglomeração.

Com 13,7 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, segundo o IBGE, a expectativa é que o mutirão atraia milhares de candidatos. Qualquer pessoa, de qualquer categoria profissional, poderá se candidatar às vagas e também aos cursos de qualificação profissional que serão oferecidos.

O evento é gratuito e conta com mais de 20 empresas. A estimativa é que os setores de supermercado e de farmácia serão os que vão oferecer mais vagas.

No último mutirão, realizado em setembro do ano passado, mais de 65% das cerca de 10 mil vagas foram preenchidas, segundo o sindicato. Os eventos costumam ter mais candidatos do que vagas, mas não terminam com todos os postos preenchidos por falta de qualificação e outras questões.

“Neste ano vamos valorizar dois temas, a inclusão e a capacitação. Por isso, vamos trabalhar com o governo do Estado, por meio do Instituto Paula Souza, e com o Sistema S”, explica Patah.

Mutirão de empregos oferecerá 5 mil vagas dia 28 e será online
Foto: Reprodução internet

Fonte: R7