Municípios negam terem aplicado doses vencidas de vacinas contra a covid-19. Os esclarecimentos sobre o caso foram apresentados após a Folha de S. Paulo publicar uma matéria que denunciava a suposta utilização de imunizantes fora da validade em 1.532 cidades do país.

Confira as notas sobre o caso emitidas pelas prefeituras abaixo:

“Carapicuíba

A Prefeitura de Carapicuíba informa que o município NÃO aplicou vacinas vencidas. Desde o início da vacinação contra o coronavírus, a cidade vem se destacando na organização e logística da campanha, utilizando critérios rigorosos de controle, desde o recebimento até a aplicação das doses. A data de vencimento dos lotes é conferida diariamente para que cada frasco administrado esteja dentro do prazo de validade e dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

O lote 4120Z005, com vencimento em 14/04/2021, foi recebido em Carapicuíba no dia 26/01/2021, contendo um total de 2.440 doses. Estes foram um dos primeiros frascos a serem utilizados pela cidade, sendo o último no dia 26/03/2021.

A Prefeitura de Carapicuíba esclarece que no ato do registro de aplicação no sistema, houve um erro de digitação mencionando o referido lote (4120Z005), como sendo aplicado após a data de validade, o que de fato não aconteceu.

Assim que teve conhecimento da reportagem da Folha de S. Paulo, a Secretaria de Saúde apurou o ocorrido e constatou que não houve aplicação de vacinas após a data de vencimento, pois as doses foram aplicadas em março.

Cotia

Em Cotia não houve aplicação de doses vencidas da vacina contra Covid-19!
Segundo a Secretaria de Saúde de Cotia, o lote 4120Z005 (que estaria entre os lotes com prazo de validade vencido) tinha o vencimento em 14/04/2021, chegou na cidade em 26 de janeiro do mesmo ano e foi aplicado antes da data de vencimento.

Ocorre que a data de atualização do sistema Conect SUS não corresponde à data da aplicação da vacina, houve um atraso na informação. Qualquer dúvida, procure a Secretaria de Saúde.

“Barueri

Em Barueri a prefeitura postou em suas redes sociais um vídeo onde alegam que as vacinas que foram aplicada estão dentro do prazo de validade, e a vigilância em saúde de Barueri responsável por receber o imunizante que chegam a cidade, Garante que nenhuma vacina fora da Validade foi aplicada em Barueri.

“Osasco

Até o momento a prefeitura não se pronunciou sobre o caso