Na madrugada desta quinta-feira (10), morreu o sociólogo Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira aos 85 anos, em São Paulo. Mais conhecido como Chico Oliveira, a informação foi confirmada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP), esta instituição, ao qual Oliveira era professora aposentado. 

O velório vai acontecer das 17h às 22h no Salão Nobre do Prédio da FFLCH, na Cidade Universitária, Zona Oeste de São Paulo. As causas da morte não foram divulgadas. 

Nascido em Recife no ano de 1933, Chico Oliveira graduo-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1956. Em 18988, se tornou docente no departamento de Sociologia FFLCH, onde estava atuando na área de Planejamento Urbano e Regional, Estudos Industriais e Economia Regional, além de ser coordenador de Estudos de Direito da Cidadania (Cenedi). 

Em 2004 recebeu o prêmio Jabuti na categoria Ciências Humanas pelo livro “Crítica à Razão Humanas pelo livro: “Crítica à Razão dualista/ O ornitorrinco”, publicado pela editora Boitempo.

O sociólogo também participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual compôs a primeira Diretoria Executiva da Fundação Wilson Pinheiro. Posteriormente, por causa de divergências, deixou o partido e ajudou na criação do PSOL.

Fonte – G1.com 

Foto: TV Cultura/Roda Viva

Comentarios

Comentarios