No último sábado, 1/2, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou um novo boletim com os casos suspeitos de coronavírus registrados no Estado de São Paulo. Segundos os dados, em Santana do Parnaíba há um caso suspeito da doença.

Em nota, a Prefeitura de Santana do Parnaíba disse que o caso suspeito é de um morador do residencial Tamboré 3, em Alphaville. O paciente apresenta alguns sintomas e fez viagens à China. Além disso, a administração municipal explicou que a pessoa não utilizou a rede municipal de saúde.

Só em São Paulo, foram registrados oito casos suspeitos da doença. Na china, 236 pessoas já morreram contaminadas pelo vírus e outras 17.200 estão infectadas.

O que é o novo coronavírus?

É um vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, recentemente identificado na China. Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Quais são os sintomas do novo coronavírus?

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, como febre, tosse e dificuldade para respirar.

Qual a forma de transmissão do vírus?

Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. As investigações estão em andamento, mas a disseminação do novo coronavírus está ocorrendo e pode ser de forma continuada. Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos.

Comentarios

Comentarios