O ministro das Comunicações, Fábio Faria, postou um vídeo em suas redes sociais nesta terça-feira (15) em que alerta sobre o aparecimento de um sinal de 5G nos aparelhos celulares que não corresponde à nova tecnologia de telefonia móvel, que ainda não foi implantada no país. Ele pediu às operadoras de telecomunicações para não colocarem essas informações nos telefones dos usuários. 

“Eu mandei uma carta para a Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] e para as empresas de telecomunicações para que não coloquem o 5G nos telefones celulares. As pessoas estão me perguntando e esse 5G que está aparecendo não é o 5G. Nós não temos ainda o 5G, é apenas um 4G plus [mais, em inglês]. Isso está confundindo a cabeça das pessoas”, advertiu.

O leilão das frequências de 5G deve ser realizado no segundo semestre. A nova tecnologia promete velocidades de internet até 100 vezes superiores às do 4G, que poderão viabilizar, por exemplo, a utilização em larga escalada da internet das coisas por empresas. A previsão é que a tecnologia esteja em funcionamento em todas as 27 capitais do país até o final do ano que vem. 

“Eu quero dizer a vocês [que] isso é um teste, sempre que mudam do 3G para o 4G, do 4G para o 5G, elas fazem esse tipo de teste, mas não é um 5G que nós teremos no Brasil”, disse o ministro.

Agência Brasil
  • Pessoas com 30 anos começam a se vacinar terça (27/07) em Carapicuíba
    Na segunda-feira (26/07) começa a vacinação para pessoas com 31 anos e terça-feira (27/07) para quem tem 30 anos ou mais. É necessário levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência de Carapicuíba, além de fazer o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. Atualmente, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas […]
  • Ministro usará viagem ao Japão para estreitar laços entre dois países
    O ministro da Cidadania, João Roma, aproveitará sua presença em Tóquio para estreitar diálogos entre os governos brasileiro e japonês. Roma viajou à capital japonesa para representar o governo brasileiro na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, ocorrida na manhã de hoje (23), no horário de Brasília, noite de ontem (22) no fuso japonês. Antes […]
  • Pancreatite aguda: problema que pode ser grave
    Pedra na vesícula e consumo excessivo de álcool são as principais causas da doença