Em postagem nas redes sociais, o candidato à presidente da República pela Unidade Popular (UP), Leonardo Péricles, questionou hoje (24) sua exclusão dos debates eleitorais organizados pelos veículos de mídia. Ele considerou antidemocrática a sua ausência.
“Em tese, vivemos em um sistema democrático, onde todos teriam os mesmos direitos. No entanto, apenas os candidatos dos ricos estarão de fato nos debates eleitorais. Além disso, não haverá nenhum negro no debate”, escreveu.
Péricles cumpriu agenda em Belém nos últimos dois dias. Ele visitou a Universidade Federal do Pará (UFPA), participou de uma plenária de mulheres e visitou locais populares e edifícios históricos, como o Mercado Ver o Peso e o Theatro da Paz. “Nosso partido nasceu para juntar o povo explorado e oprimido”, discursou o candidato nesta tarde (24) durante em campanha na Praça do Operário, no bairro de São Brás.
Segundo ele, enquanto candidatos de elite podem divulgar amplamente seus programas, a UP tem acesso a uma parcela pequena do Fundo Eleitoral e enfrenta barreiras para discutir suas propostas na mídia. “Que democracia é essa que exclui pobres e negros? Que democracia é essa que só uma classe tem vez e voz?”, questionou.
As atuais regras gerais para os debates foram fixadas pela Lei Federal 13.488/2021, que ficou conhecida como minirreforma eleitoral. Segundo o artigo 46º, devem ser obrigatoriamente chamados todos os candidatos de partidos que tenham representação de pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional. O convite aos demais é facultativo.
Fundado recentemente, a UP foi oficialmente registrada como partido em 2019. A legenda não possui parlamentares.
- Casal é preso em flagrante em Carapicuíba suspeito da morte de menina de 3 anosUm casal foi preso em flagrante nesta quarta-feira (27) em Carapicuíba, suspeito de envolvimento na morte de uma criança de apenas três anos. Segundo a Polícia Civil, os detidos são a mãe da menina e o padrasto. De acordo com as informações iniciais, o corpo da vítima apresentava hematomas em várias partes e também marcas… Leia mais: Casal é preso em flagrante em Carapicuíba suspeito da morte de menina de 3 anos
- Carapicuíba recebe Semana do Cinema com ingressos populares de R$ 10A Semana do Cinema 2025 começou e Carapicuíba está entre as cidades contempladas com ingressos promocionais. A partir desta quinta-feira (28) até o dia 3 de setembro, cinéfilos de Carapicuíba, Osasco, Barueri, Cotia, e outras cidades da Grande São Paulo poderão aproveitar a Semana do Cinema 2025, que oferece ingressos a preços promocionais a partir… Leia mais: Carapicuíba recebe Semana do Cinema com ingressos populares de R$ 10
- Novo viaduto de Itapevi recebe barreira acústica e promete mais conforto no Pronto-Socorro CentralAs obras do novo viaduto na região central de Itapevi seguem em andamento. Nesta etapa, a Prefeitura iniciou a instalação de uma barreira acústica ao lado do Pronto-Socorro Central, com o objetivo de reduzir o impacto sonoro causado pelo fluxo de veículos. Segundo a administração municipal, estão sendo instaladas 70 placas de acrílico importadas de… Leia mais: Novo viaduto de Itapevi recebe barreira acústica e promete mais conforto no Pronto-Socorro Central
Descubra mais sobre Portal Carapicuíba
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.