Janeiro é o mês de conscientização e combate à hanseníase. Em Carapicuíba iniciou-se no dia 14, a campanha “Janeiro Roxo”, com o tema “A Melhor Prevenção é a Informação”, a Secretaria de Saúde realiza palestras nas unidades do município para orientar a população sobre a doença de pele: hanseníase.

Apesar de ser uma das doenças mais antigas da humanidade, a hanseníase ainda traz dúvidas quanto aos sintomas, transmissão e tratamento. O Brasil ocupa a segunda posição do ranking mundial, entre os países que registram casos novos. 

Os principais sintomas da doença são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele; falta de sensibilidade; não sentir calor, frio ou dor no local; áreas com diminuição dos pelos e suor; dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas; inchaço de mãos e pés; entre outros.

A hanseníase tem cura e deve ser diagnosticada o mais rápido possível. A doença é transmitida por meio das vias aéreas superiores (fala tosse, espirro). A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente e sem tratamento. A hanseníase não passa por abraço, aperto de mão ou carinho.

Além das palestras nas unidades, a Secretaria de Saúde realiza pedágio na Estação Centro, levando informação da campanha “Janeiro Roxo” aos munícipes.

Confira a programação das palestras nas unidades de saúde:

DataHorário            Unidade   Endereço
 14/01  14hVila
Menck
 Estr. das Acácias, 202
Vila Menck
 17/01  10h Cohab
  II
 Av. do Bosque, 410 – Cohab II
 23/01  9h Jandaia R. Ercílio Lincoln, 8
Parque Jandaia
25/01 
              
 11hAdauto
Ribeiro
Estr. da Guabiroba, 519
Jd. Santo Estevão 
 25/01  14hNatércio
Silva
 Rua Bom Pastor, 115
Jardim Capriotti 
 29/01  10h Vila
Helena
 R. Vereador José Fernandes Filho, 78 B – Vila Helena 
 31/01 
            
 15hAriston  Rua Dumont, 26 – Cidade Ariston



Descubra mais sobre Portal Carapicuíba

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.