Com a chegada dos ventos inicia a temporada das pipas e, com isso, a utilização de linhas com cortantes (Cerol – Linha Chilena). Por isso, a Prefeitura de Jandira, por meio da GCM, Fiscalização de Postura, Defesa Civil e Comunicação, e a 4° Cia da Polícia Militar, estão orientando os moradores que a prática do uso de cerol cortante em linhas de pipas é crime (Lei 17.201/2019).

A linha de Cerol é uma mistura de cola de madeira e pó de vidro triturado, já a linha chilena é uma mistura de cola de madeira, pó de alumínio e quartzo moído. Com alto poder de corte essas linhas podem causar lesões graves e até mortes. Segundo um estudo feito pela Associação Brasileira de Motociclistas, mais de 100 motociclistas morrem por ano por causa das linhas cortantes. Além disso, existem diversos casos de pessoas que tiveram seus membros amputados após corte.

Nas próximas semanas, será feita a fiscalização em todo município, onde o material que for encontrado com essa solução cortante será recolhido e incinerado, além da fiscalização dos comércios que vendem artigos para pipas em geral.

Prefeitura de Jandira e PM reforçam orientação do perigo de linhas com cortantes
Foto: Prefeitura de Jandira

Comentarios

Comentarios