Para controlar o foco do sarampo no país, o Ministério da Saúde está promovendo a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, até 25 de outubro, que tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos, que ainda não receberam a vacina. O dia D, de mobilização nacional, será no 19 de outubro (sábado).

Em Itapevi, a vacinação para essa faixa etária será realizada em todas as unidades básicas de saúde. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
 No sábado, dia 19, as vacinas serão aplicadas das 8h às 17h, em todas as unidades básicas de saúde, além dos shopping centers e na Praça 18 de Fevereiro, das 9h às 16h. A segunda fase da campanha acontece entre os dias 18 e 30 de novembro para adultos de 20 a 29 anos.

 O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa que pode causar complicações sérias como cegueira, surdez, alterações neurológicas e óbito. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou no ar.

 A única forma de evitar a doença é por meio da imunização: vacina tríplice viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola) em crianças com 1 ano de idade e a vacina tetra viral (contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.
 A Secretaria Municipal de Saúde de Itapevi já contabiliza 21.606 doses da vacina aplicadas nesse ano.

Nos últimos três anos a vacinação contra o sarampo alcançou cerca de 90% do público alvo.

Comentarios

Comentarios