O influenciador paraibano Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, foram presos preventivamente nesta sexta-feira (15) em uma casa em Carapicuíba, na Grande São Paulo. A dupla é investigada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por suposta exploração e exposição de menores de idade em conteúdos para redes sociais.
O caso ganhou repercussão após o youtuber Felca, que tem mais de 4 milhões de inscritos, denunciar em vídeo práticas de “adultização” de crianças e adolescentes. Desde 6 de agosto, quando as denúncias vieram a público, Hytalo se tornou alvo de medidas judiciais, como mandados de busca e apreensão, em ação civil pública movida pelo MPPB.
A operação que resultou na prisão contou com atuação conjunta do MPPB, MPT, Polícia Civil da Paraíba e de São Paulo, além da Polícia Rodoviária Federal. As ordens de prisão foram expedidas pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, da 2ª Vara da Comarca de Bayeux (PB).
Na decisão, o magistrado afirmou haver “fortes indícios” de crimes como tráfico de pessoas, exploração sexual, trabalho infantil artístico irregular, produção e divulgação de vídeos envolvendo menores e constrangimento de crianças e adolescentes. Ele destacou que a prisão busca impedir destruição ou ocultação de provas e evitar intimidação de testemunhas.
Segundo o juiz, os dois já teriam destruído elementos de prova, removido materiais que poderiam ser apreendidos e agido para dificultar as investigações. Ele apontou que há evidências de uma ação coordenada para comprometer o esclarecimento da verdade, incluindo tentativas de destruir documentos, apagar dados de aparelhos eletrônicos, esvaziar a residência e ocultar bens e veículos.
Com informações de G1
Descubra mais sobre Portal Carapicuíba
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.