O Ministério da Cidadania prorrogou por mais 90 dias a suspensão de revisões cadastrais e de procedimentos operacionais do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para programas sociais do governo federal. A portaria foi publicada hoje (18) no Diário Oficial da União.

De acordo com o texto, a medida visa a “evitar aglomerações e exposição à infecção pelo novo coronavírus de integrantes de famílias beneficiárias, de pessoas em busca de atendimento para cadastramento, e, ainda, de cidadãos que trabalham em unidades de cadastro”. Além disso, a operação dos programas continua prejudicada, sobretudo nos municípios, por situações como suspensão de aulas, direcionamento de atividades das unidades de saúde para atender aos infectados pela covid-19 e alteração no funcionamento de alguns centros e postos de cadastramento.

A suspensão vale para procedimentos como os de averiguação e revisão cadastral, bem como as ações de bloqueio, suspensão e cancelamento de benefícios financeiros decorrentes do descumprimento das regras de gestão.

Também está suspenso o cálculo do fator de operação do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, para apuração dos valores que são transferidos aos municípios, estados e ao Distrito Federal. Nesse caso, será utilizado o fator de operação do índice de fevereiro de 2020.

Após o prazo de 90 dias, o cálculo do fator passará a utilizar os dados mais recentes disponíveis da Taxa de Atualização Cadastral (TAC) e da Taxa de Acompanhamento da Frequência Escolar (TAFE), mantendo suspensa a atualização da Taxa de Acompanhamento de Saúde (TAS) por mais 90 dias.

Agência Brasil
  • Bolsonaro edita MP que libera R$ 2,8 bilhões para combate à covid-19
    O presidente Jair Bolsonaro editou hoje (24) Medida Provisória (MP) que libera crédito de R$ 2,8 bilhões para o Ministério da Saúde. Os recursos serão usados por três órgãos para combater a pandemia de covid-19. O dinheiro será usado pela Fundação Oswaldo Cruz para manter o funcionamento de 173 leitos de UTI de um centro […]
  • Vereador pede aumento de rondas ostensivas
    Através da indicação 295/2021 o vereador Fabinho Reis (PSDB), solicitou ao Poder Executivo que um ofício seja enviado à Secretaria de Segurança Pública e Controle Urbano, ao 33° Batalhão da Policia Milita e à ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) para que intensifiquem as rondas ostensivas nos bairros da Vila Marcondes, Jardim Santo Estevão, Jardim […]
  • Vereador propõe dia dedicado ao hábito da leitura em Carapicuíba
    Por meio da indicação n° 290/2021, apresentada essa semana na Câmara, o vereador Prof. Batata (PSC) está sugerindo ao Executivo a inserção no calendário de eventos de Carapicuíba o Dia de Ler, a ser comemorado no dia 15 de abril, data esta em que também é comemorado o Dia Mundial da Arte. De acordo com […]