O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (26), ao informar sobre o envio de fertilizantes da Rússia para o Brasil, que esses insumos garantem a sobrevivência do agronegócio e a segurança alimentar deste e de outros países, para os quais a produção brasileira é exportada.
A afirmação foi feita durante a abertura oficial da 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. “Quando estive, há poucas semanas, na Rússia tratando de fertilizantes, momentos antes do ataque ao país vizinho, fomos lá lutar por interesses do Brasil, porque não sobreviveremos sem fertilizantes”, disse o presidente.
“Neste momento, temos 27 navios russos navegando para o Brasil, para trazer fertilizante para o agronegócio, que é nosso orgulho. Não é apenas pela questão de divisas ou por representar um quarto do PIB [Produto Interno Bruto], mas para nossa segurança alimentar”, acrescentou.
Bolsonaro disse ter recebido pedidos de autoridades da Organização Mundial do Comércio (OMS) para que o Brasil aumentasse as exportações de alimentos. O pedido, segundo ele, deve-se ao fato de “o mundo não sobreviver sem os alimentos do Brasil”. “Nossa importância para o mundo todo é a responsabilidade que temos”, complementou.
O presidente lembrou que, ao dar títulos de terras a assentados, possibilitou parcerias entre agricultores familiares e fazendeiros. “Transformamos assentados em cidadãos, que estão ao lado do fazendeiro, trabalhando em conjunto. O fazendeiro voltado ao agronegócio, e esse pequeno produtor voltado à agricultura familiar”, argumentou.
Liberdade de expressão
Bolsonaro aproveitou o encontro com prefeitos, vereadores, gestores e parlamentares que participam da marcha para reiterar as críticas a autoridades que, segundo ele, estariam atuando contra a liberdade de expressão de pessoas que têm vida pública.
“Nossa liberdade é inegociável. Quantos de nós somos agredidos ao longo de nossa vida pública? Lamentamos, mas temos mecanismos para reparar isso”, disse o presidente que, recentemente, concedeu perdão ao deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes e coação no curso do processo.
“Obviamente não podemos admitir que algum de nós que possa ter certos poderes interfira no destino final de nossa nação, nesse nosso bem maior que é a liberdade de expressão”, acrescentou o presidente.
Marcha
Promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios vai até quinta-feira (28) debatendo temas e apresentando reivindicações das cidades brasileiras. Entre os assuntos abordados, estão reforma tributária, saneamento, piso do magistério e o cenário pós-pandemia.
Nesta edição, o tema tratado por cerca de 6 mil gestores públicos é Município: O caminho para Um Brasil Melhor.
- Netflix escolhe Carapicuíba para filmar série sobre a Copa de 1970Carapicuíba entrou para o cenário das grandes produções da Netflix! Depois de Osasco ter sido palco da série sobre a tragédia do Césio-137, agora foi a vez da cidade receber parte das filmagens da aguardada minissérie Copa de 1970 – A Saga do Tri, que promete emocionar os fãs de futebol ao reviver uma das… Leia mais: Netflix escolhe Carapicuíba para filmar série sobre a Copa de 1970
- Denúncia em Carapicuíba leva polícia a apreender quase meia tonelada de drogas em OsascoUma operação policial realizada na tarde desta quarta-feira (21) terminou com a apreensão de aproximadamente 485 quilos de maconha e 30 quilos de cocaína em um imóvel localizado em Osasco, na Grande São Paulo. A ocorrência teve início em Carapicuíba, quando uma equipe recebeu uma denúncia sobre movimentação de tráfico de drogas na região. Durante… Leia mais: Denúncia em Carapicuíba leva polícia a apreender quase meia tonelada de drogas em Osasco
- Ecopontos chegam a Itapevi para fortalecer a sustentabilidade urbanaItapevi reafirma seu compromisso com o meio ambiente por meio dos Ecopontos, uma solução sustentável que chegou para ficar e facilitar a vida do cidadão na hora de descartar resíduos recicláveis e entulhos de forma correta e responsável. Atualmente, a cidade conta com quatro Ecopontos estrategicamente localizados: no Cardoso (Avenida Nelson Ferreira Costa, 1990),… Leia mais: Ecopontos chegam a Itapevi para fortalecer a sustentabilidade urbana
Descubra mais sobre Portal Carapicuíba
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.