O SBT vai transmitir a Copa Libertadores da América para TV aberta. A emissora fechou nesta quinta-feira (10 set.) com a Conmebol a compra dos direitos de transmissão do campeonato para as temporadas de 2020 a 2022.

Com a confirmação do acordo, será a segunda inserção da emissora de Sílvio Santos no mercado do futebol em 2020: o SBT transmitiu o segundo jogo da final do Campeonato Carioca deste ano, com vitória e título do Flamengo.

Na negociação, também ficou garantido que a emissora transmitiria as partidas do horário “nobre” das 21h30, os principais jogos de cada rodada, justamente os duelos que antes passariam na TV Globo, com dois confrontos por rodada.

Devido ao custo elevado de 60 milhões de dólares por temporada, em meio a um cenário de corte de custos pela pandemia do coronavírus, a Globo decidiu rescindir o contrato com a Conmebol. Assim, a entidade procurou novos parceiros no Brasil e o SBT se interessou.

Veja também

O acordo foi confirmado nesta quinta-feira, 10 de setembro, e agora a emissora já começa a pensar em patrocinadores e equipe de narradores e comentaristas – como o SBT não costuma transmitir futebol, ele não possui uma equipe fixa para a transmissão das partidas e deve ir ao mercado procurar profissionais.

É muito bom poder anunciar esta parceria. Sabemos que o futebol é o esporte mais popular no Brasil e, como somos também uma emissora popular, nada melhor do que podermos voltar às transmissões nacionais com um torneio como a Conmebol Libertadores. Esperamos corresponder às expectativas dos fãs do futebol, do mercado publicitário e de todos aqueles que torcem pelo SBT“, afirmou José Roberto dos Santos Maciel, CEO da emissora.

Veja a chamada que está sando vinculada na programação da emissora

Quem vai narrar a Libertadores no SBT?

A emissora de Silvio Santos já confirmou: Téo José, que participou da exibição de Flamengo e Fluminense, deixou a Fox Sports e será o narrador do SBT para a Copa Libertadores da América.

Segundo a UOL, o narrador assinou contrato até 2022 – mesmo ano que se encerra o contrato da emissora com a Conmebol e será o principal nome da empresa nos próximos anos.

No Fla-Flu, além de Téo José, participaram os ex-jogadores Carlos Alberto e Athirson, que atuaram como comentaristas. A jornalista e apresentadora do SBT Rio, Isabelle Benito, e o jornalista do SBT Esporte Rio “Smigol” foram os repórteres de campo. Ainda não há confirmação de quem serão os comentaristas.

Quais são as vantagens da Conmebol no acordo com o SBT?

De início, a entidade descartou renegociar seu contrato com a Globo, após a rescisão, para que outras empresas que transmitem a competição, como o Grupo Disney e o Facebook, não tentassem também conseguir um desconto.

Ainda segundo a UOL Esporte , durante a negociação, o SBT garantiu que vai dar espaço comercial aos patrocinadores da Libertadores, como Ford e Bridgestone, antes, durante e após as partidas, algo que a Globo não fazia. Assim, a Conmebol viu com bons olhos a investida do canal de Sílvio Santos.

Todos os jogos da Libertadores já tem “casa” definida?

Algumas partidas da Libertadores, entretanto, mesmo com o acordo entre Conmebol e SBT, ainda não tem lugar certo para serem transmitidas. Seriam os jogos que passariam no SporTV, do Grupo Globo, em um pacote exclusivo para TV fechada.

Caso a entidade não chegue a um acordo com outra emissora, algumas partidas de times brasileiros ficariam de fora da TV e do Facebook, sem transmissão oficial para o Brasil. Seriam elas:

  • 15/09 – Jorge Wilstermann x Athletico (19h15)
  • 15/09 – Santos x Olimpia (21h30)
  • 22/09 – LDU x São Paulo (21h30)
  • 29/09 – Grêmio x Universidad Católica (19h15)
  • 29/09 – Athletico x Jorge Wilstermann (21h30)
  • 20/10 – Santos x Defensa y Justicia (19h15)

Quais jogos da Libertadores vão passar no SBT?

Com duas partidas do Flamengo, um Gre-Nal e o esperado confronto entre River Plate e São Paulo, o SBT poderá transmitir até duas partidas por rodadas. São elas:

  • 16/09 – Bolívar x Palmeiras (21h30)
  • 16/09 – Universidad Catolica x Grêmio (21h30)
  • 23/09 – Guaraní x Palmeiras (21h30)
  • 23/09 – Internacional x Grêmio (21h30)
  • 30/09 – Flamengo x Independiente del Valle (21h30)
  • 30/09 – River Plate x São Paulo (21h30)
  • 21/10 – Flamengo x Junior Barranquilla (21h30)
  • 21/10 – Palmeiras x Tigre (21h30)

Leia a nota oficial CONMEBOL e SBT:

A CONMEBOL chegou a um acordo com uma das redes de TV Aberta mais importantes do Brasil, o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão para a cessão de direitos de transmissão para as temporadas de 2020 a 2022.

A venda destes direitos foi realizada depois que o Grupo Globo rescindiu o contrato de direitos, cuja vigência ia até 2022.

“Temos o prazer de apresentar o SBT como novo detentor dos direitos televisivos da CONMEBOL Libertadores para o Brasil. Esta aliança nos permitirá levar a emoção da Glória Eterna a mais torcedores no território brasileiro”, expressou Juan Emilio Roa, Diretor Comercial da CONMEBOL.

“É muito bom poder anunciar esta parceria. Sabemos que o futebol é o esporte mais popular no Brasil e, como somos também uma emissora popular, nada melhor do que podermos voltar às transmissões nacionais com um torneio como a Conmebol Libertadores. Esperamos corresponder às expectativas dos fãs do futebol, do mercado publicitário e de todos aqueles que torcem pelo SBT”, diz José Roberto dos Santos Maciel – CEO do SBT.

O acordo com o SBT, para a plena satisfação de ambas as partes, garante mediante tv aberta, o acesso da enorme torcida esportiva brasileira aos jogos do torneio de clubes mais importante do continente.

O cronograma da rodada 3 da Fase de Grupos da Libertadores começa na próxima semana, e no dia 16 de setembro o SBT fará a transmissão dos dois primeiros jogos entre Universidade Católica versus Grêmio e Bolivar versus Palmeiras.

Com informações de SBT e Goal