Equipamento é um sonho de grande parte da população que deseja ter sua história registrada em espaço cultural

Um dos sonhos de muitos moradores de Itapevi é de que a cidade tenha um museu. E em breve este desejo vai se tornar realidade. Foi sancionado pela Prefeitura o decreto 5.526/20, publicado no Diário Oficial 724, que cria o primeiro museu municipal da história de Itapevi. O futuro equipamento que vai perpetuar a história da emancipação e desenvolvimento do município. 

O município é o único da Região Oeste Metropolitana que ainda não contava com um equipamento museológico que tenha o patrimônio histórico sociocultural da cidade. O Museu será instalado no prédio mais antigo de Itapevi, localizado na Rua Joaquim Nunes, 65 – Centro, que manteve durante muitos anos a instalação do Paço Municipal. O local passará, futuramente, por reformas, adequações e restaurações para que possa estar em pleno funcionamento.

Desde o dia 28 de maio de 2018, o Paço Municipal funciona em um novo prédio (Rua Agostinho Ferreira Campos, 675 – Nova Itapevi), trazendo mais praticidade, modernidade, acessibilidade e gerando mais economia aos cofres públicos.

O novo museu começa do zero, tendo como objetivos implantar e desenvolver identificação própria, estudo, conservação, documentação, exposição e ação socioeducativo cultural das expressões patrimoniais da cidade.

Segundo o decreto, deverá ainda desenvolver ações técnicas de resgate histórico e sócio antropológico, priorizando a abordagem das questões contemporâneas da cidade e de preservação, orientadas para a valorização dos munícipes.

O museu vai se espelhar em outros espaços com a mesmas características existentes no país, priorizando ações destinadas à formação e educação da população, utilizando acervos existentes e produzindo novos.

O novo espaço cultural será administrado pela Secretaria de Cultura e Juventude.

Comentarios

Comentarios