A Secretaria de Transportes Metropolitanos publicou na semana passada o edital de concessão das Linhas 8–Diamante e 9–Esmeralda da CPTM para a iniciativa privada. A expectativa é arrecadar mais de R$ 3 bilhões com a concessão das duas linhas, segundo o Governo de São Paulo.

De acordo com o documento, podem participar da licitação empresas brasileiras, estrangeiras e consórcios. O vencedor deverá apresentar uma certidão que comprove sua capacidade técnica.

Na Linha 8–Diamante, a empresa vencedora administrará 41,6 km e 22 estações: Júlio Prestes; Palmeiras-Barra Funda; Lapa; Domingos de Moraes; Imperatriz Leopoldina; Presidente Altino; Osasco; Comandante Sampaio; Quitaúna; General Miguel Costa; Carapicuíba; Santa Terezinha; Antônio João; Barueri; Jardim Belval; Jardim Silveira; Jandira; Sagrado Coração; Engenheiro Cardoso; Itapevi; Santa Rita e Amador Bueno, um pátio de manutenção e estacionamento de trens (Pátio Presidente Altino) e a futura estação Ambuitá, a ser reconstruída pela empresa vencedora.

Já na Linha 9–Esmeralda, são 32,5 km e 18 estações: Osasco; Presidente Altino; Ceasa; Villa-Lobos-Jaguaré; Cidade Universitária; Pinheiros; Hebraica-Rebouças; Cidade Jardim; Vila Olímpia; Berrini; Morumbi; Granja Julieta; Santo Amaro; Socorro; Jurubatuba; Autódromo; Primavera-Interlagos; Grajaú.

Além das duas linhas acima mencionadas, o Governo também tem como meta privatizar a Linha 7-Rubi que liga a Luz até Jundiaí, com começo do processo de concessão até 2021 e junto a isto, iniciar a construção do TIC (Trem Intercidades).

Veja onde ficam as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

O prazo de Concessão é de 30 anos

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Via: G1