O Departamento Técnico de Controle de Zoonoses de Barueri, recebeu 210 chamados referente a escorpiões em 2018. Desse número, por volta de 20 estava relacionado com picadas.
O período de outubro a dezembro costuma ter maior demanda, já que é mais quente, com reprodução de escorpiões e outros animais peçonhentos, além de maior oferta de seu principal alimento: as baratas.
Para o Departamento de Zoonoses, o crescimento dos chamados não significa que o número de escorpiões tenha aumentado, mas que por causa das campanhas, a população esteja mais alerta e atrás de mais orientações.
“Neste ano de 2019, já tivemos solicitações de munícipes preocupados com o aparecimento de escorpião na residência ou arredores, com maior incidência do que em anos anteriores. Acreditamos que tenha ocorrido esse aumento de solicitações em razão também da divulgação do assunto para a população por meio dos veículos de massa. Isso é muito positivo, uma vez que permite a equipe adotar as medidas adequadas para orientação e prevenção de acidentes com animais peçonhentos em regiões onde o risco é mais elevado”, ressalta a coordenadora chefe da Vigilância em Saúde de Barueri, Rosana Ambrogini.
Além das atuações realizadas pela Prefeitura, a ajuda da população é fundamental.
“Não está na mão apenas do poder público, é necessário o envolvimento principalmente dos munícipes, se responsabilizando por sua residência, mantendo-a sempre limpa e organizada”, orienta Rosana.

Os escorpiões capturados são levados para análise
Descubra mais sobre Portal Carapicuíba
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.