O Dia das crianças começou a ser comemorado no dia 12 de outubro desde 1924 no Brasil. Um dos motivos pela escolha da data é devido ser o dia em que Cristóvão Colombo desembarcou na América.

No início, a data não tinha nenhum impacto sobre a população e nem para o comércio. A empresa Estrela foi a responsável por alavancar a data em termos de vendas para todo país.

Com uma campanha publicitária milionária, junto com a marca Johnson & Johnson, a Estrela lançou a semana do Bebê Robusto em 1959 para aumentar as vendas e popularizar a marca.

A campanha fez grande sucesso e após um ano, as crianças começaram a ganhar presentes para comemorar o dia das crianças.

Em outros países a data é comemorada em meses diferentes. Em Portugal, por questões religiosas, é celebrado em 1 de junho – homenagem a Maria, mãe de Jesus. Na Argentina, é comemorado sempre no segundo domingo de agosto. E no México, a data é celebrada em 30 de abril.

A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), adotou a celebração da criança internacionalmente em 20 de novembro de 1959. A criação foi oficializada com a Declaração Universal dos Direitos da Criança em Genebra, na Suíça.

A partir daí, 20 de novembro passou a ser a data comemorada na maioria dos países do mundo. 

O Dia das crianças começou a ser comemorado no dia 12 de outubro de 1924

Outras celebrações em 12 de Outubro

O descobrimento da América – em 12 de outubro de 1492.

Aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil – em 12 de outubro de 1717.

Comentarios

Comentarios