A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) o projeto de lei que autoriza o Banco Central a receber depósitos voluntários das instituições financeiras mediante remuneração. A matéria segue para sanção presidencial.
O mecanismo servirá para controlar a quantidade de moeda em circulação no sistema financeiro, que tem impacto sobre a inflação, sem afetar a dívida pública. O novo sistema vai modificar o sistema atual, cujo principal instrumento de gerenciamento da liquidez bancária são as “operações compromissadas”, quando o órgão vende aos bancos e investidores títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional exclusivamente para isso, enxugando o dinheiro em circulação. Essa operação que é incluída na dívida pública.
Segundo a relatora, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), ao autorizar o Banco Central a acolher tais depósitos voluntários, a proposição estabelece que a autarquia regulamentará a remuneração, os limites, os prazos, as formas de negociação e outras condições para estas operações.
“Para fazer com que a determinação da taxa [de juros] seja transmitida para a economia, o Banco Central precisa de instrumentos, de ferramentas financeiras que o permitam guiar os agentes no sentido de que o patamar de juros proposto seja aquele observado no mercado”, argumentou a deputada.
O texto prevê que depósitos voluntários vão funcionar como um instrumento alternativo às operações compromissadas, pois ao deixarem o dinheiro no Banco Central, os bancos reduzem a quantidade de moeda em circulação. A taxa de rendimento e as condições dos depósitos, se à vista ou a prazo, serão definidas por ato do BC.
O projeto prevê ainda que o Banco Central deverá apresentar à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado informações detalhadas sobre o acolhimento dos depósitos a prazo. Semestralmente, o Banco Central deve divulgar um demonstrativo dos depósitos voluntários e trimestralmente prestará contas ao Congresso Nacional sobre as operações realizadas.
- Casal é preso em flagrante em Carapicuíba suspeito da morte de menina de 3 anosUm casal foi preso em flagrante nesta quarta-feira (27) em Carapicuíba, suspeito de envolvimento na morte de uma criança de apenas três anos. Segundo a Polícia Civil, os detidos são a mãe da menina e o padrasto. De acordo com as informações iniciais, o corpo da vítima apresentava hematomas em várias partes e também marcas… Leia mais: Casal é preso em flagrante em Carapicuíba suspeito da morte de menina de 3 anos
- Carapicuíba recebe Semana do Cinema com ingressos populares de R$ 10A Semana do Cinema 2025 começou e Carapicuíba está entre as cidades contempladas com ingressos promocionais. A partir desta quinta-feira (28) até o dia 3 de setembro, cinéfilos de Carapicuíba, Osasco, Barueri, Cotia, e outras cidades da Grande São Paulo poderão aproveitar a Semana do Cinema 2025, que oferece ingressos a preços promocionais a partir… Leia mais: Carapicuíba recebe Semana do Cinema com ingressos populares de R$ 10
- Novo viaduto de Itapevi recebe barreira acústica e promete mais conforto no Pronto-Socorro CentralAs obras do novo viaduto na região central de Itapevi seguem em andamento. Nesta etapa, a Prefeitura iniciou a instalação de uma barreira acústica ao lado do Pronto-Socorro Central, com o objetivo de reduzir o impacto sonoro causado pelo fluxo de veículos. Segundo a administração municipal, estão sendo instaladas 70 placas de acrílico importadas de… Leia mais: Novo viaduto de Itapevi recebe barreira acústica e promete mais conforto no Pronto-Socorro Central
Descubra mais sobre Portal Carapicuíba
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.