O Lactare, banco de leite humano da Eurofarma e o primeiro idealizado por uma farmacêutica no Brasil, firmou na última quinta-feira, 11, termo de parceria com o Hospital Geral de Carapicuíba. A meta é doar cerca de 60 litros de leite humano por mês para ajudar a salvar as vidas de 40 bebês internados nesta UTI neonatal.

Além da assinatura do termo de parceria com o Hospital, a Eurofarma realizou a doação de uma capela, equipamento que garante áreas de trabalho estéreis, evitando contaminação do meio externo.

A escolha do local se deu por conta da necessidade da região. Carapicuíba não dispõe de Banco de Leite Humano, e o Hospital Geral realiza em torno de 500 partos por mês, mantendo UTIs neonatais para atendimento de casos de prematuridade. Além de doar o leite humano pasteurizado, o Lactare também promoverá ações de apoio à amamentação no Município, realizando o cadastro de mães para acompanhamento e fazendo a coleta em domicílio das doações.

Desde sua inauguração, em agosto de 2019, o Lactare entrega suas doações para a UTI Neonatal do Hospital Geral de Itapevi e com o aumento do volume arrecadado, foi possível fechar nova parceria, como esta em Carapicuíba.

Para Maíra Billi, idealizadora do projeto na Eurofarma, a ampliação do projeto é mais um passo importante na contribuição da farmacêutica para a saúde no país. “Temos um papel social bastante efetivo e de pioneirismo e estamos muito contentes em poder ampliar este projeto tão importante em questões de saúde e de laço familiar”, comenta.

A importância do leite materno

O leite materno é a principal fonte de nutrição dos recém-nascidos e o único alimento recomendável até os seis meses de idade do bebê. Além disso, é responsável pela redução de até 13% da mortalidade por causas evitáveis em crianças de até cinco anos. É rico em proteínas e vitaminas, traz hidratação e imunidade para o bebê e também ajuda a diminuir riscos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Banco de leite Lactare

O Lactare comprova o papel social pioneiro da Eurofarma. Seu maior objetivo é reforçar a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil. O projeto é vinculado à rBLH – Rede Brasileira de Bancos de Leite e, de acordo com a Fiocruz, coordenadora da rBLH-BR, no Brasil existem cerca de 225 unidades, que hoje suprem 60% da demanda.

Em 2020, o projeto bateu recordes de doações, mesmo com a pandemia. Já são mais 1.000 litros doados no total. As mães que estão em fase de amamentação podem doar seu excedente e ajudar a nutrir os recém-nascidos.

Para mais informações e realizar o cadastro para se tornar uma doadora, basta acessar o site www.lactare.com.br.

Sobre o Lactare

O Lactare, banco de leite humano da Eurofarma, é o primeiro idealizado por uma farmacêutica no Brasil. Criado em agosto de 2019, o projeto é vinculado à rBLH – Rede Brasileira de Bancos de Leite e tem como principal objetivo reforçar a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil. Desde seu início, arrecadou e doou mais de 1.000 litros de leite humano.

Atualmente, conta com mais de 100 mães doadoras e atende as UTIs neonatais do Hospital Geral de Itapevi e, mais recentemente, do Hospital Geral de Carapicuíba.

Para mais informações acesse o site: www.lactare.com.br

  • Sem consenso, votação da PEC Emergencial é adiada para terça-feira
    Sem consenso e em meio a pressões de vários partidos, a Proposta de Emenda à Constituição 186/2019, a chamada PEC Emergencial, continua na pauta da sessão plenária desta tarde no Senado, mas apenas para que a discussão da matéria comece. “Hoje [o texto] vai ser lido para que na terça […]
  • Horóscopo do Dia | 2021-02-26 15:13:33
    Os piscianos possuem uma grande criatividade, intuição, gosto pelas artes e senso humanitário. É um impulsivo que sofre muito pelo excesso de susceptibilidade. Aprecia o elogio e quando sua capacidade é reconhecida dá o máximo de si mesmo a fim de justificar essa apreciação. Deve cultivar a objetividade e o […]
  • Lira: PEC deve disciplinar imunidade por excessos de voz e voto
    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) disse hoje (25) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/21 que trata da imunidade parlamentar deve se restringir apenas ao artigo 53 da Constituição Federal, que disciplina as regras sobre excessos “por opiniões, voz e votos”. O texto da PEC, que teve […]
  • Governo assina ordens de serviço para retomada de obras no Ceará
    O presidente Jair Bolsonaro participou hoje (26), em Tianguá, no Ceará, da cerimônia de assinatura das ordens de serviços para conclusão de três obras rodoviárias que estão paralisadas no estado. Os trabalhos serão conduzidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O evento contou com a presença de ministros […]
  • Sindicato quer permanência de agência do Bradesco no Ariston em Carapicuíba
    De acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, os comerciantes e a população da Cidade Ariston, bairro mais populoso de Carapicuíba, estão mobilizados na luta contra o fechamento de uma agência do Bradesco localizada na Avenida Comendador Dante Carraro, que o banco anunciou o fim das […]