A Interpol emitiu um alerta sobre o aumento de casos de fraudes digitais, cujas vítimas eram escolhidas em aplicativos de relacionamento. Segundo a organização internacional de segurança, o uso de “apps de paquera” se intensificou bastante durante a pandemia de Covid-19, o que facilitou a ação dos criminosos.

De acordo com o comunicado, o golpe consiste em conquistar a confiança de suas vítimas e depois as induzir a participar de uma “corrente de investimentos”.

“No início, um romance artificial é desenvolvido via app de relacionamentos. Depois que a comunicação se torna mais regular e um certo nível de confiança é estabelecido, os criminosos compartilham dicas de investimentos com suas vítimas, e as encorajam a fazer parte de um esquema”, diz a nota divulgada pela Interpol.

As vítimas, então, baixam um aplicativo de investimentos e criam um perfil na plataforma, passando a comprar vários produtos financeiros. Com isso, elas vão alcançando níveis mais altos na chamada ‘corrente de investimentos’, sob orientação dos fraudadores. “Eles são levados a crer que podem alcançar status Gold ou Vip”, explica a organização policial.

Os golpistas fornecem dados variados para dar credibilidade ao esquema. “Eles providenciam capturas de telas, nomes de domínios assustadoramente similares aos reais e agentes de atendimento ao consumidor que fingem ajudar as vítimas a escolher os melhores produtos.” Após obter o dinheiro, os criminosos encerram todo o contato e bloqueiam o acesso às contas.

A divisão de Crimes Financeiros da Interpol diz ter sido notificada de ocorrências envolvendo apps de paquera em vários lugares do mundo. O alerta explicando a ação dos criminosos foi enviado a 194 países membros da organização, incluindo o Brasil.

Como se proteger

No comunicado, a Interpol também deu dicas para “garantir que a paquera virtual continue divertida e não esvazie sua conta bancária”:

  • Esteja sempre alerta quando for contatado por alguém que você não conhece, especialmente se envolver algum pedido de dinheiro;
  • Desconfie: investimentos online que prometem ganhos rápidos e fáceis geralmente são bons demais para serem verdade;
  • Pense duas vezes antes de transferir dinheiro, independentemente de quão verdadeiro o pedido pareça;
  • Pesquise: procure reviews, confira o aplicativo mais de uma vez, o nome do domínio, o endereço de e-mail etc;
  • Não divulgue informações pessoais ou confidenciais;
  • Se perceber que foi vítima de alguma fraude, denuncie.
Foto: Olhar Digital
  • Bolsonaro edita MP que libera R$ 2,8 bilhões para combate à covid-19
    O presidente Jair Bolsonaro editou hoje (24) Medida Provisória (MP) que libera crédito de R$ 2,8 bilhões para o Ministério da Saúde. Os recursos serão usados por três órgãos para combater a pandemia de covid-19. O dinheiro será usado pela Fundação Oswaldo Cruz para manter o funcionamento de 173 leitos […]
  • Vereador pede aumento de rondas ostensivas
    Através da indicação 295/2021 o vereador Fabinho Reis (PSDB), solicitou ao Poder Executivo que um ofício seja enviado à Secretaria de Segurança Pública e Controle Urbano, ao 33° Batalhão da Policia Milita e à ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) para que intensifiquem as rondas ostensivas nos bairros da Vila […]
  • Vereador propõe dia dedicado ao hábito da leitura em Carapicuíba
    Por meio da indicação n° 290/2021, apresentada essa semana na Câmara, o vereador Prof. Batata (PSC) está sugerindo ao Executivo a inserção no calendário de eventos de Carapicuíba o Dia de Ler, a ser comemorado no dia 15 de abril, data esta em que também é comemorado o Dia Mundial […]

Fonte: Olhar Digital