Na próxima sexta-feira, dia 30, encerra-se o último lote de restituições do Imposto de Renda 2022. Uma boa notícia é que os contribuintes deste 5° lote vão ter a correção pela Taxa Selic (taxa básica de juros da economia) de 4,22%. Só para constar, este  percentual é o maior já pago neste ano. 

A consulta para saber quem tem direito a receber o dinheiro foi aberta na última sexta-feira, dia 23. Até agora, já foram pagos R$ 24,9 bilhões para 17,3 milhões de contribuintes.

Em 2022, a Receita recebeu mais de 36 milhões de declarações. Nem todos que enviaram o Imposto de Renda têm direito de restituir. Há os contribuintes que tiveram imposto a pagar.

Como é feita a divisão dos lotes?

A ordem para recebimento de restituição do IR é:

  • Idosos acima de 60 anos, com prioridade para os maiores de 80 anos;
  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Demais contribuintes (considerando a ordem do envio da declaração).

Como consultar a restituição do IR?

Os contribuintes podem realizar consulta aos valores no site da própria Receita Federal. O valor informado é pago na conta-corrente ou poupança em nome do contribuinte informada na declaração. 

Neste ano, uma das novidades foi a possibilidade de receber por Pix, desde que a chave seja o número do CPF do contribuinte declarante.

Se, por algum motivo, o crédito não foi realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. 

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores no site do Banco do Brasil / IRPF ou na central de relacionamento do banco por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.


Fonte: Jornal Contábil