Professora Marilia

Marilia Prates Siqueira, 30, é professora de educação física na Escola Estadual Governador André Franco Montoro em Carapicuíba e, desde 2012, desenvolve o Projeto Festival de Dança com os alunos do ensino fundamental baseado na proposta curricular, visando o protagonismo juvenil.

Para Marilia, o uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.

“A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.”

O projeto é interdisciplinar e conta com o apoio de professores e funcionários da escola. Os mesmos são orientadores desde a elaboração até a conclusão dos trabalhos. Tudo é desenvolvido com os alunos do 9º ano e dividido em grupos que envolvem coordenação geral, coreografia, cenário e convites, finanças, figurino e maquiagem, fotos, portfólio e som.

O Objetivo tem como base curricular, desenvolver as atividades rítmicas e a organização de festivais de dança no espaço escolar. Protagonismo juvenil, autonomia, criatividade, liderança e trabalho em equipe são temas desenvolvidos no projeto. Formando alunos críticos e preparados para o ensino médio.

Todo o projeto é elaborado e desenvolvido durante o ano letivo e as apresentações acontecem no 4º bimestre. Abaixo, algumas fotos do Festival de Dança.