Gonçalo Roque, assistente de Silvio Santos, é tema de exposição no Plaza Shopping Carapicuíba, a partir de 26 de março (segunda). A entrada é GRATUITA.

A mostra acontece em comemoração ao 53º aniversário de emancipação político-administrativa de Carapicuíba e se nota, em Roque, uma das figuras mais ilustres do movimento da época e da atualidade. Sendo assim, o evento é proposto para que ele possa receber o carinho dos admiradores e o apreço da população em geral.

Atualmente, Roque ocupa o posto de diretor de auditórios do SBT. Depois de passar recentemente por uma cirurgia, recebe a homenagem por conta de sua trajetória cívica, ascensão profissional e amizade.

Exposição do Roque

Elaborada pelo Departamento de Marketing do Plaza Shopping Carapicuíba, a exposição tem o objetivo de prestar homenagem a Gonçalo Roque (ex-vereador de Carapicuíba, assistente de Silvio Santos e diretor de auditórios do SBT).

Além de homenagear, a mostra pretende: comemorar o aniversário de emancipação político-administrativa do município de Carapicuíba; apresentar flashes da evolução da televisão brasileira, destacando-se os programas de entretenimento veiculados pelo Sistema Brasileiro de Televisão; e exibir momentos incríveis de Roque ao lado do ilustre empresário e apresentador Silvio Santos.

A exibição é composta por fotos, documentos, imagens, objetos e registros de arquivos pessoais, que são resultados de pesquisas e colaborações de instituições, amigos, familiares e colegas de trabalho.  Os vídeos apresentados são produções de jornalistas consagrados e apresentam informações importantes acerca da trajetória marcante do “diretor do auditório mais querido do Brasil.”

Gonçalo Roque, foi vereador de Carapicuíba na década de 1960 (Foto: SBT).
Sobre Gonçalo Roque

Natural da cidade de Boa Esperança do Sul, interior de São Paulo, Roque nasceu em 1º de abril de 1937 e perdeu os pais ainda na infância, vindo a receber o amparo de familiares e os cuidados da família Caetano Martins de Carapicuíba. A vontade de vencer estimulou-o a trabalhar bem cedo como engraxate, vendedor, inspetor de alunos e outras funções.

Em 1955, começou a trabalhar na antiga Rádio Excelsior das Organizações Víctor Costa. Lá atuou nos serviços de office-boy e portaria.  Nas horas de folga, ajudava a organizar o auditório de Manoel de Nóbrega. “Foi nessas várias ‘ajudazinhas’ que conheci Silvio Santos e nos tornamos amigos. Hoje, naturalmente, a diferença entre eu e o Silvio é só esta: ele não sabe onde guardar dinheiro e eu não sei onde encontrar… ”.

Nos anos de 1960, Gonçalo Roque abraçou a causa pela emancipação político-administrativa de Carapicuíba e foi eleito vereador por dois mandatos. Foi o mais votado da época. Já na década seguinte, ele deixou a carreira política para se dedicar ao trabalho na TV e à realização de shows pelo Estado de São Paulo.

Em sua carreira, Roque orgulha-se de ter organizado auditórios de programas que tiveram elevada audiência como “Chacrinha”, “Clube do Bolinha” e “Perdidos na Noite”. Todavia, o apresentador que arrebatou sua admiração e seu respeito foi Silvio Santos. “Tenho muito orgulho da minha profissão e de tudo o que fiz para ser considerado o primeiro organizador de caravanas de programas de televisão do Brasil.”

Nas décadas de 1980 e 1990, as suas aparições na tela aumentaram ao ser chamado por Silvio Santos para colaborar nos quadros “Topa tudo por dinheiro”, “Porta da Esperança” e “Namoro na TV”. A partir dos anos 2000, Roque conquistou o posto de diretor de auditórios do SBT, liderando uma equipe de 16 funcionários e 120 caravanistas.

 

Comentarios

Comentarios