Por meio de parceria entre a Emef Taro Mizutori, do Jardim São Luiz, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Elisabete Izilda Duleba, do bairro Chácaras Marco, foi realizada uma importante palestra sobre depressão voltada a adolescentes e jovens que estuam na escola.

O tema foi abordado pelos enfermeiros Abel Lima e Fernanda Feliciano e pela técnica Silvia Trindade. O objetivo da gestão da escola com a iniciativa é desmistificar tabus e informar mais sobre assuntos como bullyng, depressão e suicídio. A ideia é esclarecer, conscientizar e estimular a prevenção entre alunos e professores.

As atividades têm atraído muito interesse dos alunos
Crédito das fotos: Divulgação / Secretaria de Educação

Durante a palestra, além de informações técnicas sobre os temas, os alunos participaram de uma roda de conversa juntamente com dinâmicas. A equipe de saúde fez com que os estudantes ficassem bastante participativos para alcançar o objetivo da atividade proposta.


De acordo com a gestão da escola, a ação não é um trabalho realizado em apenas um só dia. O objetivo é manter atividades e esforços contínuos abordando outros temas sobre adolescência e natureza humana.

No final das atividades, os adolescentes identificados em situação de risco são acolhidos na UBS do Chácaras Marco, onde serão encaminhados para terapias com psicólogos da rede.