A história do Educandário Santa Terezinha tem início em 1919, quando Margarida Galvão reuniu um grupo de senhoras para amparar os filhos de portadores de hanseníase.

 

“… Desde o início da década de vinte, a Associação Santa Terezinha do Menino Jesus se preocupava com as crianças filhas de hansenianos. Em 1922, graças à doação do Dr. Celestino Bourroul, a Associação passou a possuir um grande terreno no bairro da Lapa (SP), onde pretendia construir um Asilo-Escola. Entretanto, esse plano foi barrado pelo Serviço Sanitário que alegou ser a localização al para os fins propostos. No ano de 1926, a Associação adquiriu um terreno de 145.000 mil metros quadrados no município de Carapicuíba, situado no quilômetro 23 da Estrada de Ferro Sorocabana, e o projeto foi idealizado pelo engenheiro Álvaro de Salles Oliveira. Para custear parte do projeto, o terreno da Lapa foi loteado e vendido, o restante da verba necessária para a edificação das construções foi arrecadada através de campanha de levantamento de fundos, a “Campanha Humaníssima”, realizada por Júlio de Mesquita através do jornal O Estado de São Paulo. Em fevereiro de 1926, esse jornal abriu uma lista de contribuições populares, que arrecadou quase toda a verba necessária para a obra. Em 8 de setembro de 1927 foram inaugurados quatro pavilhões, e as primeiras crianças foram recolhidas. Desde seu início, o Asilo-escola foi dirigido por Margarida Galvão…”

 

Atualmente, a Associação Santa Terezinha têm como premissa o atendimento na garantia da efetivação dos direitos da criança, do adolescente, do jovem e do idoso, e a convivência familiar e comunitária.
É uma ONG sem fins lucrativos que há mais de 90 anos atende gratuitamente crianças, jovens e idosos em Carapicuíba e região.

Faça uma visita!

Endereço: Av. Rui Barbosa 2610,Carapicuíba
Contato: (11) 4181-2585

Conheça mais sobre os serviços prestados pela Associação Santa Terezinha pelo site: http://www.santaterezinha.org.br/

Fonte/Citação: http://valterbarcala.blogspot.com.br/2013/09/carapicuiba-na-historia-o-educandario.html

Comentarios

Comentarios

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here