Nos dias 29 e 30 de setembro, A população de Cotia e Caucaia do Alto 
saíram às ruas em um movimento de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de útero.

As caminhadas,  organizadas pela Secretaria de Saúde, também alertaram sobre a prevenção da doença nos cães e muita gente levou o seu pet.

Na caminhada de Cotia, os participantes se encontraram em frente ao Espaço Movimenta Cotia, no centro  e seguiram até o Ginásio de Esportes.

No percurso as mulheres eram alertadas a manter os exames preventivos em dia e a população, no geral, orientada sobre os cuidados com a saúde dos seus animais de estimação.

“Essas caminhadas anteciparam a nossa programação do Outubro Rosa. O objetivo é alertar a todos sobre a importância da prevenção, sobre guarda responsável e sobre a luta pela vida em todas as formas”, destacou Ângela Maluf, secretária adjunta da Saúde e organizadora das caminhadas.

Malu Bianchi, defensora de animais, marcou presença com de seu Beagle, resgatado em 2013 de um laboratório que fazia testes da indústria farmacêutica em cães, em São Roque.

“Foi lá [em 2013] que iniciei a minha luta e comecei a militar. Trago a mensagem de que a guarda responsável envolve a castração, a alimentação, as vacinas”, disse.

“Somos responsáveis pela vida dos animais, denunciem maus tratos”, completou.

Em Caucaia do Alto, a caminhada seguiu do centro até o Fundo Social de Solidariedade.

No local, os participantes acompanharam a peça de teatro “Um dia de cão”, do Grupo Pet Protegido, que abordou sobre guarda responsável e conscientização contra o abandono e maus tratos.


Peça de teatro “Um dia de cão”, do Grupo Pet Protegido.

História de vida

A moradora de Cotia, Arlete Ferreira Campos, fez questão de participar e deixar o seu relato de vida.

Em 2011, foi diagnosticada com câncer de mama. Venceu a doença, foi mãe e hoje alerta as mulheres a prevenirem a doença.

“Procurem conhecer o seu corpo. Observem qualquer mudança e busquem ajuda. Não desistam se tiverem um diagnóstico da doença. É possível curar”, disse.

Tanto em Cotia como eu Caucaia do Alto, a Secretaria de Saúde contou com parceria das Secretarias de Esporte Cultura e Lazer, Desenvolvimento Social e do Fundo Social.

Aconteceram feira de adoção, inscrição para castração gratuita (uma forma de prevenção do câncer nos cães), vacinação antirrábica, desfile de cães e oficina de Canicross (uma modalidade de corrida em que homem e cão praticam juntos).

Comentarios

Comentarios