A corporação de ciência e tecnologia da china revelou que esta desenvolvendo um avião espacial reutilizável, que pode ir ao espaço e voltar para terra varias vezes.
O protótipo trata-se de uma especie de avião que pode decolar a partir de uma pista comum, ao atingir uma determinada altitude é acionara um segundo motor a jato, dando a aeronave a capacidade de atingir a orbita terrestre, podendo transportar pessoas ou cargas para o espaço, com custo muito mais acessível.

A conclusão desse projeto fara com que a china entre definitivamente entre as grandes potencias espaciais, e não só pelas varias possibilidades que um avião espacial possa trazer, mas principalmente pelo fato da aeronave estar sendo projeta com a tecnologia 100% chinesa.

Boa parte da tecnologia chinesa, (embora fosse construída no pais), ainda era derivada de veículos espaciais russos e norte americano.
O avião espacial chines não precisara de um foguete para atingir o espaço, em vez disso funcionara como uma aeronave comum, podendo decolar de um aeroporto só que tendo a capacidade de atingir o espaço.

FotoLegenda: Ônibus espacial pousando nos Estados Unidos, como se fosse uma aeronave, após uma missão espacial.

Tecnologia Secreta

Embora os planos do avião espacial tenha sido divulgado pela agencia de noticias chinesa, não foi apresentado nenhum material nem prazo para o projeto, principalmente o modo pelo qual o artefato entrará em orbita. O que se sabe de concreto é que a tecnologia é um passo à frente no modo tradicional de propulsão empregado nas últimas décadas nos Space Shuttle americanos, no soviético Buran ou no avião militar estadunidense X-37B.

 

Comentarios

Comentarios